Entre os dias 5 e 7 de agosto, a Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (Fapemig), membro institucional da Academia Brasileira de Ciências (ABC), realizará a segunda edição da mostra Inova Minas, no circuito cultural da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte (MG). O objetivo da feira é divulgar, junto à sociedade, o esforço realizado pelas universidades, centros de pesquisa e empresas para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no estado. Para isso, serão apresentados projetos de pesquisa que contribuem para solucionar problemas do nosso cotidiano.
Esses projetos são escolhidos com base nos resultados gerados e em sua capacidade de criar soluções e gerar renda e riquezas, empregos novos e tradicionais, no contexto da nova economia. Como destaca o presidente da Fapemig, Evaldo Vilela, é preciso que os conhecimentos desenvolvidos em universidades e centros de pesquisa sejam mais conhecidos e utilizados para movimentar a economia. “A mostra permite que o conhecimento produzido na academia seja mostrado para o cidadão. São projetos financiados com dinheiro público e que têm impacto na vida de todos”, destaca.
A mostra é uma iniciativa do governo de Minas, por meio da Fapemig e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. No ano passado, a mostra foi realizada no Palácio das Artes. Durante dois dias, mais de mil pessoas passaram pelo evento. Ao levar a Inova Minas Fapemig para a Praça da Liberdade, espera-se atrair um público ainda maior. Além da mostra de resultados, estão previstos também exposições interativas, encontros de inovação e campeonato de robótica.
Pitch
Os projetos que serão apresentados são selecionados por meio de um pitch – vídeo de curta duração (no máximo três minutos), que pode ser feito por celular ou câmera comum, no qual o pesquisador apresenta seu tema de estudo, impactos e resultados. Pode encaminhar material qualquer beneficiário do apoio da Fapemig, seja direto (por meio de editais ou chamadas de fomento) ou indireto (por meio de ações e projetos mantidos pela Fundação).
Os interessados têm até o dia 30 de junho para enviar seu material, que passará por uma avaliação.
Junto com o pitch, deve ser enviado um formulário de inscrição, com informações sobre o projeto. As informações fornecidas no ato da inscrição serão utilizadas para a produção do anuário da mostra, publicação que traz a descrição de todos os projetos apresentados.
Os critérios para envio do pitch estão disponíveis aqui e o formulário para envio do pitch pode ser visto neste link.