José Arana Varela, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp, desde 2012, e membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), morreu nesta terça-feira (17/05), aos 72 anos, após três anos de luta contra o câncer.
O corpo foi cremado na tarde de 18 de maio no Cemitério e Crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, São Paulo.
Professor titular do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, Varela foi o primeiro docente da instituição a assumir o cargo de diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Foi também membro do Conselho Superior da Fundação de 2004 a 2010 e seu vice-presidente de 2007 a 2010.
Varela foi presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, fundador e diretor da Agência Unesp de Inovação e coordenador em Inovação do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da Fapesp.
Nascido em Martinópolis, interior de São Paulo, em 11 de abril de 1944, graduou-se em Física pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e doutorado em Ciência de Materiais pela University of Washington.
Era membro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, da Sociedade Brasileira de Física, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências.
Varela também era membro da World Academy of Ceramics, da American Ceramic Society, do Conselho de Curadores da Ceramic and Glass Industry Foundation, e da Materials Research Society.
Recebeu vários prêmios e honrarias, entre os quais o Prêmio Epsilon de Ouro, da Sociedade Espanhola de Cerâmica e Vidro – o primeiro não espanhol a receber a distinção -, o Prêmio Scopus Elsevier, pela sua contribuição para a ciência no Brasil, o Global Star Award (2013) e o Bridge Building Bridge Award (2014), os dois últimos da American Ceramic Society.
Materiais cerâmicos
Como pesquisador, Varela tinha grande experiência em ciência de materiais, com ênfase em materiais cerâmicos, especialmente em estudos com filmes finos, materiais ferroeletricos e dielétricos, varistores, propriedades de contorno de grãos e sinterização. Manteve forte intercâmbio com instituições de pesquisa na Espanha, França, Estados Unidos, Eslovênia e Itália.
“Ao lado do prof. O. J. Whittemore, da University of Washington em Seattle, o professor Varela foi responsável por dar sustentação à pesquisa dos materiais cerâmicos no Brasil e pelo desenvolvimento dessa área no país em termos de semicondutores”, disse Elson Longo, diretor do CDMF e professor emérito da Universidade Federal de São Carlos.
“Nossa parceria, que rendeu pelo menos 500 artigos científicos e a orientação de mais de 80 alunos de doutorado e outros 50 de mestrado, entre tantas outras atividades, começou há mais de 60 anos, nos bancos do ensino médio, de modo que fomos parceiros não só de pesquisa, como grande físico e experimentador que ele era, mas também da vida”, disse Longo.
Varela é um dos autores do livro Engineered Ceramics – current status and future prospects, lançado em janeiro pela American Ceramic Society durante a 40th International Conference and Expo on Advanced Ceramics and Composites.
Foi membro do corpo editorial de diversas revistas, entre as quais Ceramics International, Science of Sintering, Cerâmica e Materials Research.
“Mais do que um amigo, o professor Arana foi um grande inspirador. Quando assumiu a Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp e me convidou para ser sua assessora, estranhei. Disse a ele que eu era apenas uma cientista, mas foi ele quem me abriu os olhos para as responsabilidades da ciência que vão além dos laboratórios, alcançando toda a população e auxiliando no desenvolvimento da sociedade e da humanidade. Foi com esse espírito que ele construiu o legado que deixa para a Química brasileira e para a inovação no país”, disse Vanderlan Bolzani, professora titular do Instituto de Química da Unesp e diretora da Agência Unesp de Inovação.
O vice-diretor do Instituto de Química da Unesp, Eduardo Maffud Cilli, destacou que Varela foi um dos mais produtivos pesquisadores da universidade. Em recente levantamento do Webometrics Ranking of World Universities, Varela foi o 35º pesquisador brasileiro com maior número de citações no índice do Google Scholar Citations.
“O destaque de sua contribuição não se deu apenas na quantidade de papers, mas na qualidade desses trabalhos e na interação com a indústria. Vários alunos que ele formou saíram da universidade e levaram o conhecimento adquirido para empresas. O professor Varela teve um papel fundamental na consolidação do programa de pós-graduação do Instituto de Química de Araraquara, que é um dos mais respeitados do país. A perda é irreparável”, disse.
O professor Varela deixa a esposa Ana Lucia e as filhas Fernanda e Simone.