Até o dia 6 de maio, os interessados em se candidatar para a vaga de diretor executivo do instituto Xy.org podem se inscrever pelo e-mail instituto@xy.org.br, ou através do site da entidade.
- Currículo completo
- Texto de até cinco páginas contendo:
A presente chamada dá início ao processo de seleção do (a) diretor(a) executivo(a) do Instituto, seu cargo máximo de gestão. Este processo é conduzido por um Comitê de Busca, composto por:
- Pedro Wongtschowski, Presidente (Ultrapar)
- Fernando Reinach (Fundo Pitanga)
- Jerson Lima (FAPERJ)
- Marcelo Viana (IMPA)
- Marcos Lisboa (INSPER)
- Branca Vianna Moreira Salles (Instituto xy.org)
- Rodrigo Fiães (Instituto xy.org)
Os candidatos ao cargo devem possuir características comprovadas em organizações privadas ou públicas, a saber:
- Capacidade de discutir e implementar as orientações do Conselho de Administração
- Capacidade de gestão e formulação de estratégias de longo prazo
- Repertório e curiosidade intelectual para dialogar com membros do Conselho Científico, interlocução essencial para o sucesso do projeto
- Postura e capacidade de comunicação para representar o Instituto, inclusive frente aos formuladores de políticas públicas
- Habilidade para estabelecer parcerias, nacionais e internacionais
- Experiência em fazer ou gerir pesquisa científica
- Conhecimento sobre a ciência brasileira, inclusive sua governança e atuação dos órgãos de fomento
- Vivência específica nos ambientes da ciência no Brasil é uma qualificação muito positiva, mas profissionais e acadêmicos de outros campos (oriundos do mundo corporativo, da Engenharia e da Economia, por exemplo) não estão excluídos deste processo seletivo
- Tampouco estão excluídos os candidatos estrangeiros
- Domínio do português e do inglês, idioma que será de uso corrente no Instituto
As principais atribuições do diretor executivo serão:
- Zelar pelo cumprimento dos princípios axiomáticos do Instituto, já definidos em documento interno
- Implementar as estratégias adequadas para atingir os objetivos do Instituto
- Montar e comandar a equipe necessária para este fim
- Propor ao Conselho de Administração o portfólio de projetos que receberá recursos do Instituto
- Definir métricas de avaliação dos projetos apoiados pelo Instituto
- Ser o porta-voz do Instituto junto à comunidade científica, os meios de comunicação e o poder público
Trata-se de trabalho em regime de dedicação integral (não-exclusiva) na cidade do Rio de Janeiro, sede do Instituto. O mandato da Diretoria-Executiva é de três anos, podendo ser renovado uma vez. Cumprido mandato e eventual renovação, o ocupante do cargo poderá se reapresentar como candidato em nova Chamada.
Do ponto de vista de sua estrutura interna, o Instituto contará com três instâncias de deliberação e comando:
- Conselho de Administração (a ser constituído)
- Conselho Científico (a ser constituído)
- Equipe de gestão (a ser constituída), liderada pela Diretoria-Executiva
- Diretores de Área, um para cada grande campo das ciências que o Instituto vier apoiar (cada Diretor de Área terá o amparo de coordenadores de programa)
- Profissional responsável pela área administrativa e financeira
O salário bruto da Diretoria-Executiva foi fixado em R$ 35,000/mês, mais plano de saúde e remuneração variável, a ser definida pelo Conselho de Administração. Despesas de relocação para o Rio de Janeiro poderão ser contempladas para candidatos oriundos de outras cidades.
Estado atual do Instituto
O Instituto é uma instituição privada, sem fins lucrativos, organizada sob a forma de Associação Civil e com sede no Rio de Janeiro. Operará com recursos oriundos de um fundo patrimonial de valor relevante, constituído através de doação de Branca e João Moreira Salles. Um aporte inicial já foi realizado.
O caráter irrevogável desta doação assegura a perenidade do Instituto e é garantia do compromisso de longo prazo dos instituidores com o projeto. Outras fontes de financiamento poderão ser incorporadas mais adiante, com o amadurecimento do Instituto.
O objetivo principal do Instituto é estimular a cultura da ciência no Brasil, apoiando projetos de pesquisa e de divulgação no âmbito das ciências e da matemática.
O Instituto agirá para valorizar a ciência e aumentar sua visibilidade e impacto na vida dos brasileiros. Contribuirá para que cientistas e matemáticos, amparados no mérito de suas realizações, assumam o papel de exemplos para os jovens, notadamente aqueles prestes a escolher uma carreira. Apoiará a comunidade científica de modo a que se torne protagonista na formulação de políticas públicas e no debate sobre questões que afetam a vida das pessoas.
A partir de 9 de maio de 2016, o Comitê de Busca avaliará todos os materiais enviados, selecionando os candidatos para a segunda fase do processo (entrevistas individuais). Nesta segunda fase, mais informações sobre o Instituto e a próxima fase do processo de seleção serão compartilhadas com os candidatos selecionados.
Demais dúvidas também podem ser resolvidas pelo mesmo e-mail de inscrição.
Todas as informações recebidas e os contatos mantidos ao longo do processo de seleção serão tratados confidencialmente.