Acadêmicos presentes na sessão ordinária que definiu a nova diretoria da ABC

Após Sessão Ordinária realizada no dia 23 de março de 2016, foram homologados o Conselho Fiscal e Diretoria da Academia Brasileira de Ciências (ABC), referentes ao triênio 2016-2019. O novo presidente da ABC, eleito para o período, é o físico Luiz Davidovich.

A contagem dos votos aconteceu na sede da ABC, conduzida pelo presidente Jacob Palis e secretariada pela Acadêmica Eliete Bouskela. Também estiveram presentes na sessão os Acadêmicos Alexander Kellner, Débora Foguel, Helena Nader, José Murilo de Carvalho, Luiz Bevilacqua e Marcello Barcinski.

Todos os 519 membros titulares da Academia foram convidados a votar fisicamente, na sede da instituição, por via postal ou eletrônica. No total, 351 Acadêmicos titulares participaram da votação. Apenas uma chapa se candidatou para ocupar os cargos da Diretoria da Academia, recebendo 347 votos. Foram recebidos quatro votos em branco.

Para o Conselho Fiscal foram eleitos os Acadêmicos Fernando Cosme Rizzo Assunção, com 312 votos; Jailson Bittencourt de Andrade, com 319 votos; Luiz Bevilacqua, com 333 votos; Renato Machado Cotta, com 308 votos; e Susana Inés Cordoba de Torresi, com 316 votos.

A nova Diretoria, que tomará posse oficialmente no dia 4 de maio, durante a Reunião Magna, será a seguinte:

Presidente
Luiz Davidovich

Vice-Presidente
João Fernando Gomes de Oliveira

Diretores
Elibio Leopoldo Rech Filho
Francisco Rafael Martins Laurindo
Hilário Alencar da Silva
José Murilo de Carvalho
Marcia Cristina Bernardes Barbosa

Vice-Presidentes Regionais
Roberto DallAgnol l Norte
Cid Bartolomeu de Araújo l Nordeste e Espírito Santo
Mauro Martins Teixeira l Minas-Gerais e Centro-Oeste
Lucia Mendonça Previato l Rio de Janeiro
Oswaldo Luiz Alves l São Paulo
João Batista Calixto l Sul