No dia 16 de fevereiro, diversas entidades científicas brasileiras se uniram em carta aberta ao governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB/RJ), contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 19/2016, de autoria do próprio governador, que tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e prevê a redução do repasse destinado à Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) de 2% para 1% da arrecadação anual do estado.
Assinam a carta o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Conselho Superior da Faperj, Jacob Palis; a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Helena Nader; o diretor do Parque Ecológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), José Carlos Costa da Silva Pinto; o diretor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), Edson Hirokazu Watanabe e o presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM), Francisco Sampaio.
Esse novo documento reforça a carta enviada no dia 12 de fevereiro a Pezão e ao presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB/RJ) e assinada pelos presidentes da ABC e da SBPC. Confira a matéria aqui.
Leia abaixo a íntegra da nova carta:
Excelentíssimo Senhor
Luiz Fernando de Souza
Governador do Estado do Rio de Janeiro
Senhor Governador,
Nós, abaixo assinado, nos manifestamos contra a proposta de redução dos 50% no orçamento atual da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), seguindo a linha do artigo extremamente oportuno, claro e objetivo (jornal O Globo de 14/02/2016), do Prof. Jerson Lima Silva [confira o artigo aqui], que trata de questões atuais que afetam não apenas a FAPERJ, mas também toda a ciência do Estado do Rio de Janeiro.
Viemos trazer a Vossa Excelência nossa preocupação com este fato que, a permanecer, pode comprometer os esforços realizados até agora para o crescimento e consolidação da FAPERJ.
Na certeza de que esta manifestação terá acolhida por parte de Vossa Excelência, subscrevemo-nos,
Atenciosamente,
ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC)
Jacob Palis Junior – Presidente
ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA (ANM)
Francisco Sampaio – Presidente
CONSELHO SUPERIOR DA FAPERJ
Jacob Palis Junior – Presidente
INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE
ENGENHARIA (COPPE/UFRJ)
PARQUE TECNOLÓGICO UFRJ
SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC)
Helena B. Nader – Presidente