O pesquisador e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, Marcelo Viana, tomará posse como diretor-geral do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no dia 17 de dezembro em cerimônia no auditório central do Instituto, Estrada Dona Castorina, 110, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, às 16h.
O evento terá a presença dos ministros Celso Pansera, de Ciência, Tecnologia e Inovação e Aloizio Mercadante, da Educação, além de outras autoridades dos governos federal e estadual, e de representantes de meios acadêmicos e científicos do país.
Marcelo Viana foi eleito este ano pelo Conselho de Administração do Impa para o período 2016-2019 e assume o cargo ocupado desde 2004 pelo professor César Camacho. Como diretor-adjunto do Impa, será reempossado o professor Claudio Landim, que continua na coordenação geral da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Nascido no Rio de Janeiro em 1962, o novo diretor-geral do IMPA também preside o Comitê Organizador do ICM – Congresso Internacional de Matemáticos, que será realizado no Brasil em 2018.
Graduado em Matemática pela Universidade do Porto (1984) e doutor em Sistemas Dinâmicos pelo Impa (1990), realiza pesquisas nas áreas de Sistemas Dinâmicos, Teoria Ergódica e Teoria das Bifurcações. Orientou 33 doutores e 17 mestres.
Pesquisador titular do Impa desde 1990, é bolsista de produtividade 1A do CNPq, presidente do Conselho Gestor do PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional e membro do Comitê Executivo do MCofA – Mathematical Council of the Americas.
O currículo completo de Marcelo Viana pode ser conferido neste link.