Para além das diferenças de qualidade entre sistemas públicos e privados de ensino no Brasil, os efeitos do nível socioeconômico têm repercussões mais profundas no aprendizado infantil, afetando até as funções biológicas e cognitivas das crianças e dos jovens – seja pela desigualdade de oportunidades, pela má nutrição ou por estereótipos e esquemas mentais oriundos de uma situação de pobreza. Estes e outros aspectos dessa condição social serão discutidos por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento na 3ª Reunião da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede Cpe), que acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro no Rio de Janeiro.
No primeiro dia, as palestras e discussões serão conduzidas em inglês e em português no segundo dia.
O evento é uma iniciativa da Rede CpE com apoio do Instituto Ayrton Senna e do Instituto DOr de Pesquisa e Ensino (Idor). Criada em novembro de 2015, a Rede CpE é formada por grupos de pesquisas do Brasil com o objetivo de estimular estudos científicos que possam dar lastro a práticas e políticas educacionais baseadas em evidências.
O encontro terá a presença do sociólogo e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Simon Schwartzman (UFMG), especialista em ensino superior e política educacional; do neurocientista argentino Sebastian Lipina (Conicet), que vai apresentar novos dados de uma pesquisa que analisa os efeitos da pobreza sobre o desenvolvimento cognitivo de crianças, e da norte-americana Soo-Siang Liam (National Science Foundation), para falar sobre os desafios de conectar a pesquisa cientifica básica à educação.
A programação conta ainda com a neurocientista e Acadêmica Eliane Volchan (UFRJ), que vai apresentar dados que apontam que os estereótipos de pobreza influenciam a autoestima e o desempenho intelectual de estudantes e a socióloga Alba Zaluar (UERJ), que vai expor uma análise sobre as oportunidades educacionais para as pessoas de baixa renda.
Serviço:
Endereço: Instituto DOr de Pesquisa e Ensino (IDOR) – Auditório, 3º andar – Rua Diniz Cordeiro, 30 – Botafogo – Rio de Janeiro/RJ
Quando: 23 e 24 de novembro
Horário: 9h às 16h