Divulgar as pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas em universidades, centros e instituições de pesquisa da região nordeste do Brasil. Essa foi a ideia que motivou a criação e lançamento do portal Nossa Ciência (www.nossaciencia.com.br), que acaba de entrar no ar.
O conteúdo está organizado em oito editorias – Política de C&T, Meio Ambiente, Inovação, Giro pelos Estados, Problemas e Soluções, Fazendo a Diferença, Física e outras coisas, Opinião. Além das matérias distribuídas nessas seções, o novo portal conta com as publicações de perfis de cientistas, entrevistas e agenda de eventos.
Na estreia do espaço os destaques são a entrevista com o ex-ministro Sergio Rezende; os resultados da pesquisa sobre leishmaniose realizada pela Fiocruz de Pernambuco e uma análise sobre o papel das comissões estaduais de C&T.
O presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis, deu um depoimento ao site ressaltando a importância desse projeto. “A iniciativa de criar um portal voltado para notícias de ciência, tecnologia e inovação focada no nordeste é essencial para promover as atividades de CT&I nessa região, que precisa avançar de forma mais rápida e robusta para se comparar ao sul e sudeste”, comentou Palis. O depoimento está na sessão “Opinião” do portal.
A frente do portal estão as jornalistas Mônica Costa, desde 2007 na Assessoria de Imprensa da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern) e organizou o livro “Ciência e Imprensa: convergências possíveis” de 2010; e Edna Ferreira que já atuou no Jornal da Ciência, publicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no programa de TV Globo Ciência e no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR).
Para as jornalistas, o portal quer atender o brasileiro que ainda é muito carente de informações sobre os fatos científicos do país, mas está cada vez mais conectado. “Divulgar é ajudar a educar, não só sobre ciência. Entendemos como fundamental que os meios de comunicação colaborem para a apropriação social do conhecimento científico ao cotidiano da sociedade brasileira com uma linguagem acessível e de fácil compreensão”, revelam as editoras.
Confira as novidades do portal em www.nossaciencia.com.br.