Em carta endereçada ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), tradicionalmente parceiras, se uniram para expressar preocupação diante do agravamento da situação financeira do Inmetro e para pleitear a garantia dos recursos necessários para que o Instituto cumpra suas atribuições.

Conforme é afirmado na carta, um cenário preocupante começa a tomar conta do dia-a-dia do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em razão das restrições orçamentárias a que está sendo submetido. O Inmetro precisou, por exemplo, dispensar aproximadamente mil funcionários terceirizados, dedicados a diversas atividades relevantes, e não pôde renovar cerca de 400 bolsas que asseguravam o trabalho de pesquisadores e técnicos de alta qualificação.
Na carta, as duas entidades alertam que as restrições orçamentárias impostas ao Inmetro fatalmente comprometerão o bom funcionamento da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade-Inmetro (RBMLQ-I). Por isso, pedem a atuação do ministro frente à situação.
Clique aqui para ler a carta na íntegra.