As inscrições ao Prêmio SDSN Amazônia foram prorrogadas até o dia 30 de setembro de 2015. A iniciativa visa identificar e reconhecer as melhores soluções para questões socioambientais relacionadas ao desenvolvimento sustentável da Amazônia. Os interessados em participar devem enviar um email para premio@sdsn-amazonia.org.
Podem se inscrever na iniciativa as ações realizadas e implementadas por organizações privadas, públicas, acadêmicas e do Terceiro Setor da Amazônia Continental: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
O Prêmio SDSN-Amazônia está organizado em cinco categorias: Educação, Mineração, Gestão de Áreas Protegidas, Gestão de Terras Indígenas e Infraestrutura. Mais informações pelo site www.fas-amazonas.org e e-mail premio@sdsn-amazonia.org.
Uma comissão de especialistas nos temas envolvidos julgará os projetos inscritos e indicará dez finalistas e três vencedores em cada categoria, a partir dos critérios de avaliação: clareza, apresentação e profundidade do conteúdo do projeto; adequação do projeto à categoria temática proposta; potencial de replicabilidade do projeto; relevância do projeto para especificidades da Amazônia; originalidade e inovação da iniciativa; formação de redes e parcerias intersetoriais; uso de metodologias participativas; e visão de futuro do projeto.
Além dos prêmios em dinheiro, os vencedores terão suas experiências divulgadas na Plataforma SDSN-Amazônia como exemplos de soluções para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que estão sendo definidos pela ONU para vigorarem entre 2015 e 2030. Além disso, serão estimulados, por um ano, a participarem de eventos que disseminem sua solução.
O Prêmio SDSN-Amazônia é realizado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) por meio da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia em parceria com o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), Centro Rio+, Vale e Instituto Carmargo Correa. A iniciativa ainda conta com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Lançada na COP20, em dezembro passado, em Lima, no Peru, a iniciativa da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia – SDSN Amazônia (sigla em inglês), integra o projeto global da Organização das Nações Unidas (ONU).
SDSN Amazônia
As redes nacionais e regionais são estabelecidas para acelerar a resolução de problemas práticos para o desenvolvimento sustentável local, regional e nacional. A SDSN-Amazônia é uma delas. A SDSN-Amazônia tem como principal objetivo reunir os centros de geração de conhecimento na Amazônia para facilitar a resolução dos problemas que impedem que seu desenvolvimento seja sustentável.
Sobre a FAS:
A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma organização brasileira não governamental, sem fins lucrativos, de utilidade pública estadual e federal. Foi criada em 20 de dezembro de 2007, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e o Banco Bradesco e, posteriormente, passou a contar com o apoio da Coca-Cola Brasil (2009), do Fundo Amazônia/BNDES (2010), da Samsung (2010), além de outras parcerias em programas e projetos desenvolvidos. Os dois principais programas implementadas são o Programa Bolsa Floresta e o Programa de Educação e Saúde. Saiba mais: www.fas-amazonas.org.