A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), membro institucional da ABC, promoveu no dia 8 de setembro um encontro especial que homenageou seus antigos dirigentes e reinaugurou o auditório da Fundação, batizado com o nome de seu ex-presidente do Conselho Curador, o pesquisador Carlos Ribeiro Diniz.
Durante a solenidade, a Fapemig aderiu ao documento “Rigor e Integridade na Condução da Pesquisa Científica”, da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e ao “Manifesto sobre Ciência e Criacionismo”, da Sociedade Brasileira de Genética (SBG). A Fapemig foi a primeira Fundação de Amparo à Pesquisa a assinar os dois documentos. O primeiro é um Guia que estabelece valores, princípios e orientações para a condução da pesquisa científica e a comunicação de seus resultados. Já o Manifesto é um documento público da SBG que busca comunicar que não existe qualquer respaldo científico para ideias criacionistas que vêm sendo divulgadas em escolas, universidades e meios de comunicação. O objetivo do comunicado é esclarecer a sociedade brasileira e evitar prejuízos no médio e longo prazo ao ensino científico e à formação dos jovens no país.
De acordo com o presidente da Fapemig, o Acadêmico Evaldo Vilela, esses documentos são fundamentais para a ciência e a adesão a eles confere mais visibilidade à discussão. “Documentos como esses são especialmente importantes em momentos de crise como o que o Brasil está passando. Mas, na minha opinião, a crise é mais cognitiva do que econômica ou política, pois, enquanto nós não aprendermos que a ciência pode transformar esse país, continuaremos perdendo cérebros e ativos”, afirma.
Para Mario Neto Borges, da área de Parcerias Internacionais do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e ex-presidente da Fapemig, o pioneirismo da Fundação é antigo. “É importante lembrar que a Fapemig também foi a primeira FAP a se tornar membro da Academia Brasileira de Ciências”, lembra.
Após a assinatura dos documentos, o pesquisador Sérgio Danilo Junho Pena, que também é membro da ABC, SBG e professor da UFMG, fez palestra em comemoração aos 150 anos do primeiro artigo publicado de autoria de Gregor Johann Mendel – importante cientista conhecido como o “pai da genética. Em seguida, a pesquisadora e professora adjunta do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG Liza Figueiredo Felicori Vilela apresentou o tema “Criação do Primeiro Núcleo de Biologia Sintética de Minas Gerais”.