Universidades e instituições de pesquisa já podem enviar os trabalhos para concorrer ao Prêmio Péter Murányi 2016, que contemplará ao vencedor o valor bruto de R$ 200 mil.
O Regulamento, Edital e Formulário de Participação estão disponíveis para download no site www.fundacaopetermuranyi.org.br. Poderão ser indicados até dois trabalhos científicos por instituição. O prazo para submissão vai até 30 de setembro de 2015.
O tema desta edição é “Alimentação”. Além do caráter inovador, as pesquisas devem ter aplicabilidade prática e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações de países em desenvolvimento. Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Técnica e Científica, que selecionará três finalistas para o Júri. A escolha do vencedor, pelo Júri, ocorrerá em fevereiro de 2016. Já a premiação será realizada em São Paulo, no mês de abril.
O vencedor, além do prêmio em dinheiro, receberá um troféu. Já os demais finalistas, menção honrosa e diploma. Todos terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos em uma sessão especial na 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada em Porto Seguro (BA), em julho do ano que vem.
Toda documentação necessária para participação é descrita no Formulário de Participação e dúvidas podem ser sanadas pelo email adm@fundacaopetermuranyi.org.br ou pelo telefone (+55 11) 3873-2887.
Sobre o prêmio
Concedido anualmente, o Prêmio Péter Murányi contempla alternadamente quatro áreas: saúde, educação, alimentação e desenvolvimento científico e tecnológico. Desde que foi instituído, já foram concedidos cerca de R$ 2 milhões em prêmios.
“É um reconhecimento àqueles que se destacam por suas descobertas inovadoras e práticas focadas no desenvolvimento e no bem-estar social dos países em desenvolvimento”, ressalta a presidente da Fundação, Vera Murányi Kiss.
Em sua 15ª edição, o Prêmio conta com o reconhecimento e o apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), da Academia de Ciências do Estado de S. Paulo (Aciesp) e da Associação dos Cônsules Honorários no Brasil (Aconbras).
Sobre a Fundação
A Fundação e o Prêmio Péter Murányi foram idealizados e concebidos pelo empresário e filantropo húngaro, naturalizado brasileiro, Péter Murányi. Falecido em 1998, Murányi manifestou em seu testamento o desejo de criar uma Fundação que concedesse anualmente um prêmio a pessoas físicas ou jurídicas, além de entidades públicas ou particulares, de qualquer parte do mundo, que se destacassem por descobertas científicas voltadas para o desenvolvimento e o bem-estar social das populações de países em desenvolvimento.
Criada em 1999, a Fundação concedeu seu primeiro prêmio em 2002. Uma das poucas, no Brasil, com foco na ciência e na responsabilidade social, a Fundação reflete a personalidade de Péter Murányi. Um empresário inovador e bem-sucedido que acreditava na educação e na ciência como mola propulsora para mudanças sociais. Sua história foi contada em livro, pelo jornalista Ricardo Viveiros, lançado este ano e disponível gratuitamente no endereço www.fundacaopetermuranyi.org.br/semlimite.