O Acadêmico Victor Carlos Pandolfelli, do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), recebeu o prestigiado Theodore J. Planje Award 2015. O prêmio é a maior honraria instituída pela American Ceramic Society para pesquisadores ou profissionais que trabalham na área de matérias cerâmicos para alta temperatura.
Criado em 1967, o prêmio nunca havia sido outorgado a um pesquisador latino-americano ou mesmo do hemisfério sul. Não há inscrição pessoal para concorrer ao prêmio – é necessária a indicação da comunidade internacional, posteriormente avaliada por um conselho que considera toda a história do candidato, suas realizações profissionais e, principalmente, o impacto da sua contribuição na área.
O Acadêmico Victor Carlos Pandolfelli com sua condecoração, junto a outros premiados de anos anteriores que estavam presentes na cerimônia.
A premiação ocorreu durante a realização do 51st Annual Symposium on Refractories, realizado na cidade de St Louis, nos Estados Unidos. Na ocasião, o Acadêmico apresentou uma palestra intitulada “O maior desafio para o futuro da área de engenharia de materiais”, em que ressaltou que as conquistas alcançadas pelo setor no passado não garantem as vitórias nos desafios presentes e futuros.
“Temos que constantemente repensar sobre a validade dos antigos hábitos, principalmente aqueles que resultaram em sucesso no passado, os quais, mesmo não sendo mais adequados para o presente, insistimos em usá-los”, afirmou Pandolfelli. Para gerar reflexão sobre o assunto, o Acadêmico apresentou à plateia as evoluções na área de engenharia de materiais e a necessidade atual da transversalidade do conhecimento para atender aos desafios da engenharia de sistemas complexos.