Gilberto Mendes de Oliveira Castro nasceu em 1940 e estudou no Colégio Santo Inácio. Em 1959 ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil e no Instituto de Biofísica, a convite do Professor Carlos Chagas Filho. Em 1964 doutorou-se no mesmo Instituto, trabalhando com a fisiologia de células embrionárias do miocárdio, sob orientação do Acadêmico Antonio Paes de Carvalho.
Realizou pós-doutoramento com bolsa da Fundação Ford e do National Institutes of Health com Werner Loewenstein na Columbia University. Foi pesquisador associado do Marine Biological Laboratory, do NIAID – NIH/Bethesda, do Centro de Biologia da Fundação Calouste Gulbenkian, das Universidades de Kioto e Hiroshima. Percorreu toda a carreira universitária: monitor, instrutor, professor assistente, professor adjunto e professor titular na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dedicou-se intensamente ao ensino, tendo sido chefe de departamento (por quatro mandatos), coordenador de pós-graduação, vice-diretor e diretor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho.
Seu interesse em comunicação celular levou-o à colaboração com o Acadêmico Marcello Barcinski demonstrando a formação de junções comunicantes em linfócitos estimulados por lecitinas. Passou a estudar a membrana fagocítica, tendo caracterizado as bases iônicas de sinais elétricos da membrana de macrófagos e macrófagos policariontes.
Orientou dezenas de alunos de iniciação científica e pós-graduandos. Publicou seus trabalhos em revistas de política editorial rígida, entre as quais destacam-se Journal of Membrane Biology, Biochimica et Biophysica Acta, American Journal of Physiology, Journal of Immunology e Cell Calcium. Foi editor da Seção de Biofísica do Brazilian Journal of Medical and Biological Research. Proferiu mais de 70 conferências no Brasil e no exterior, organizou dez simpósios e apresentou mais de 30 trabalhos em Congressos Internacionais.
Atuou sempre com grande satisfação nas sociedades científicas: foi presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica, vice-presidente da de Imunologia e conselheiro da de Fisiologia e da de Biologia Celular. Foi bolsista 1A do CNPq por 15 anos, tendo cancelado sua bolsa ao assumir o cargo de sub-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa na UFRJ. Presidiu o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa. Participou do Conselho Técnico e do Conselho Deliberativo da CAPES. Foi membro do Comitê Assessor do Programa Integrado de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq. É membro titular da cademia Nacional de Medicina desde 1995.
A partir de 1996 passou a presidir a Fundação Universitária José Bonifácio, entidade de direito privado interveniente na prestação de serviços, assistência médica, projetos de pesquisa, ensino e administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1997, tornou-se reitor da Universidade Estácio de Sá. Em 1998, recebeu da Presidência da República do Brasil o título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.
O velório e o enterro ocorreram no dia 5 de agosto, na Capela 1 do Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.
A Academia Brasileira de Ciências lamenta a perda de tão caro membro e cumprimenta a família.