O Acadêmico Carlos Nobre, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fez esclarecimentos em relação à carta enviada pela ABC e SBPC sobre a continuidade do financiamento do Pibid. Leia, abaixo, a carta na íntegra.
“Excelentíssimos Senhores,
Presidente da SBPC, HELENA B. NADER
Presidente da ABC, JACOB PALIS
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) registra e agradece o recebimento da carta emitida a essa agência em que a SBPC e a ABC solicitam esforço pela continuidade do financiamento ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em todo o País. As preocupações expostas no documento são compartilhadas por essa Presidência e o esforço pelo aprimoramento constante da educação brasileira é uma marca da Capes que continuará a ser exercida.
Torna-se importante esclarecer que o corte de bolsas mencionado pela carta não procede. Como já foi amplamente divulgado, a Capes esclareceu, em nota, que nenhum bolsista do Pibid que se encontra no sistema de pagamento terá sua bolsa descontinuada. Ressalta-se ainda que todos os comunicados desta instituição são divulgados pela Direção do órgão, não sendo autorizado o envio de mensagem de caráter oficial por servidores. A Capes está se adequando ao limite orçamentário que lhe foi estabelecido, em permanente diálogo com o Ministério da Educação, de forma a garantir a manutenção dos programas e ações estruturantes e essenciais. Ressaltamos novamente que não haverá interrupção de programas em funcionamento.
Agradecemos a contribuição da SBPC e ABC ao debate sobre a priorização dos temas da educação na sociedade brasileira e externamos o interesse de seguir o trabalho em conjunto historicamente estabelecido com a Capes para o desenvolvimento da educação e da ciência brasileiras.
Cordiais saudações,
Presidente da CAPES”