
Já para as três vagas de secretários, foram eleitos Ana Maria Bonetti, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Maíra Baumgarten, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Adalberto Luís Val, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Como primeiro tesoureiro, foi eleito Walter Colli, da Universidade de São Paulo (USP), e como segundo, José Antonio Aleixo da Silva, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Os eleitos serão empossados no dia 16 de julho, durante a 67ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada em São Carlos, entre os dias 12 e 18. A apuração das eleições na SBPC ocorreu na tarde desta segunda-feira (15/06), na Unidade Administrativa da entidade, em São Paulo, sob a coordenação da conselheira da SBPC, Letícia Veras Costa Lotufo, da USP, presidente da Comissão Eleitoral. O período de votação foi aberto no dia 21 de maio e encerrado em 12 de junho. Os eleitores votaram somente pela internet.
Conselho
Para o conselho, com mandato para o quadriênio 2015 a 2019, havia 13 vagas em disputa nessas eleições. Conforme previsto no estatuto da SBPC, as candidaturas ao conselho ocorrem regionalmente. Para os estados que compreendem a Área A (Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), em que havia uma vaga para dois candidatos, foi eleito Hiroshi Noda (INPA).
Nos estados da Área B (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) havia duas vagas para quatro candidatos. Elas serão preenchidas por Nelson de Luca Pretto (UFBA) e Maria do Carmo Figueiredo Soares (UFRPE). Na Área C (Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Distrito Federal), as três em disputa foram preenchidas por Eduardo Mortimer (UFMG), Fernanda Sobral e Laila Espindola Darvenne, ambas da Universidade de Brasília (UnB).
A região da Área D, que compreende os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, dispunha de três vagas para seis candidatos. Elas foram preenchidas por Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos (LNCC), Adalberto Moreira Cardoso (UERJ) e João Ramos Torres de Mello Neto (UFRJ). Pelo estado de São Paulo, Área E, foram eleitos Regina Pekelmann Markus (USP), Glaucius Oliva (IFSC/USP) e Rubens Belfort Mattos Junior (UNIFESP). Para a Área F (Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), havia uma vaga, que foram disputadas por três candidatos. A eleita foi Zelinda Maria Hirano (FURB).
Secretarias Regionais
Neste processo, foram eleitos também os secretários regionais da SBPC, para um mandato de dois anos (2015-2017). A representação regional é por estado.
Os eleitos foram os seguintes:
Amazonas: José Wilson do Nascimento Corrêa (UFAM) e Rosany Piccolotto de Carvalho (UFAM), como Secretária Regional Adjunta.
Bahia: Jaime Santos Filho (UFBA) e Alberto Brum Novaes (UFBA), como Secretário Regional Adjunto.
Ceará: Lindberg Lima Gonçalves (UFC) e Claudia Linhares Sales (UFC), como Secretária Regional Adjunta.
Distrito Federal: Ligia Pavan Baptista (UnB)
Goiás: Reginaldo Nassar Ferreira (UFG) e Romão da Cunha Nunes (UFG), como Secretário Regional Adjunto.
Maranhão: Eloisa da Graça do Rosario Gonçalves (UFMA) e Auro Atsushi Tanaka (UFMA), como Secretário Regional Adjunto.
Pará: Maria Elvira Rocha de Sá (UFPA) e Marlucia Bonifácio, como Secretária Regional Adjunta.
Paraná: Araci Asinelli da Luz (UFPR) e Elizabeth de Araujo Schwarz (UFPR), como Secretária Regional Adjunta.
Pernambuco: Marcos Antonio Ramos Pereira de Lucena (FUNDAJ) e Rejane Jurema Mansur Custódio Nogueira (UFRPE), como Secretária Regional Adjunta.
Piauí: Willame Carvalho e Silva (TJPI) e Joaquim Campelo Filho, como Secretário Regional Adjunto.
Rio de Janeiro: Marco Moriconi (UFF) e Luana Bonone (ANCINE), como Secretária Regional Adjunta.
Rio Grande do Norte: Maria Bernardete Cordeiro de Sousa (UFRN) e John Fontenele Araujo (UFRN), como Secretário Regional Adjunto.
Rio Grande do Sul: José Vicente Tavares dos Santos (UFRGS) e Sergio Bampi (UFRGS), como Secretário Regional Adjunto.
São Paulo – SubÁrea I – Roseli de Deus Lopes (USP).
São Paulo – SubÁrea III – Francis de Morais Franco Nunes (UFSCar).
A Comissão Eleitoral da SBPC é composta pelos conselheiros Letícia Veras Costa Lotufo (USP) – presidente; Etelvino José Henriques Bechara (USP); Lisbeth Kaiserlian Cordani (USP); Lucile Maria Floeter Winter (USP) e os sócios Maria Teresa Riggio de Lima Landman (UNIFESP) e Marilia de Arruda Cardoso Smith (UNIFESP).
Mais informações sobre o processo eleitoral 2015 estão disponíveis no site da SBPC: http://www.sbpcnet.org.br/site/eleicoes2015/