Cientistas de todo o Brasil têm até o dia 7 de junho para inscrever seus projetos no prêmio LOréal-UNESCO-ABC Para Mulheres na Ciência. As pesquisadoras devem efetuar sua inscrição no site criado especialmente para os 10 anos do programa: www.paramulheresnaciencia.com.br. O espaço traz, ainda, informações sobre as histórias das vencedoras, curiosidades sobre o prêmio e o regulamento para as inscrições.
A cada ano, sete mulheres são premiadas pela qualidade e pelo potencial de suas pesquisas com uma bolsa-auxílio de US$ 20 mil (convertidos em reais), para cada uma. Cientistas de todo o Brasil devem se inscrever em uma das quatro áreas de pesquisa: Biomédica, Biológica e da Saúde; Química; Física e Matemática.
Nesses 10 anos, o prêmio LOréal/UNESCO/ABC Para Mulheres na Ciência já reconheceu o trabalho de 61 pesquisadoras no país. As vencedoras da 10ª edição serão anunciadas em agosto e a cerimônia de premiação será em outubro.
Para o regulamento: http://goo.gl/XlZT2v
Para as inscrições: http://bit.ly/1HBdM0A
Há 10 anos, o prêmio LOréal/UNESCO/ABC Para Mulheres na Ciência inspira as mulheres de hoje a transformarem o mundo de amanhã.
#mulheresnaciência
Sobre o For Women in Science
Lançado em 1998, o LOréal/UNESCO For Women in Science, foi o primeiro prêmio dedicado às cientistas mulheres em todo o mundo. A cada ano, cinco notáveis pesquisadoras, uma por continente, são laureadas no programa. Em 17 anos, 87 cientistas de diferentes continentes, incluindo duas que foram depois vencedoras do Prêmio Nobel, foram premiadas em cerimônias que acontecem anualmente, na França, em março.
Com a escolha da Acadêmica Thaisa Bergmann na edição deste ano, seis brasileiras já incluíram seus nomes no time de estrelas da ciência do prêmio internacional: as Acadêmicas Mayana Zatz (Genética – USP), em 2001; Lucia Previato(Microbiologia – UFRJ), em 2004; Belita Koiller (Física – UFRJ), em 2005; Beatriz Barbuy (Astrofísica – USP), em 2009; e Marcia Barbosa (Física – UFRGS), em 2013.
Além do reconhecimento às grandes cientistas mundiais, o programa, em seus desdobramentos internacional e regionais, já incentivou mais de 2.250 mulheres de 110 diferentes países a darem continuidade às suas carreiras e seus importantes projetos de pesquisa. No Brasil, o Prêmio LOréal/UNESCO/ABC Para Mulheres na Ciência comemora em 2015 dez anos e já premiou 61 cientistas.
Convite das vencedoras
Confira a campanha “Convite das vencedoras”, lançada no Twitter do programa. As Fellows e Laureadas reconhecidas em edições anteriores do programa nacional e internacional falam da importância do prêmio e convidam novas cientistas a inscreverem os seus projetos.
O primeiro vídeo-convite veio da astrofísica e Acadêmica Thaisa Bergmann. Ela foi a representante da América Latina premiada este ano na edição internacional LOréal-UNESCO For Women in Science. Thaisa é a sexta cientista brasileira a receber esse reconhecimento em Paris. A campanha vai até o fim de maio e conta com o convite inspirador dessas mulheres.

Para o aniversário de 10 anos do prêmio no país, também estão sendo realizados seminários e palestras em universidades e museus brasileiros, com a participação das vencedoras de anos anteriores. Essas mesas redondas têm o objetivo de discutir a ciência no Brasil e a participação feminina na área, trazendo para o debate a necessidade de mais investimentos em pesquisa e a busca por um equilíbrio de gêneros na carreira cientifica.
Agenda das próximas mesas-redondas:
Dia 31 de maio – Sergipe
Onde: museu Planetário de Sergipe
Horário: 9h às 11h
Dia 09 de junho – Rio de Janeiro – UFRJ
Onde: Ilha do Fundão
Horário: 13h às 16h
Dia 24 de junho – Rio Grande do Sul – UFRGS
Onde: a confirmar
Horário: de 14h às 17h