Em sessão secreta, seguida de coquetel, nesta quinta-feira (19), o Acadêmico Walter Araújo Zin – fisiologista, pesquisador e professor – foi eleito membro titular da Academia Nacional de Medicina (ANM). Nascido no Rio de Janeiro, Zin, 62 anos, ocupará a cadeira de número 100 que pertencia ao patologista clínico Helion Póvoa Filho, falecido em agosto do ano passado.
Walter Araújo Zin é graduado em medicina, mestre e doutor em biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutor pela McGill University, Montreal, no Canadá.
É membro titular da Comissão Intersetorial de Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Saúde. Foi membro do Conselho Consultivo da Finep e do Conselho Superior da Faperj. Recebeu o título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e de Professor “Ad Honorem” da Faculdade de Medicina da Universidade da República, no Uruguai.
O Acadêmico também é colaborador da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da Università degli Studi di Catania (Itália) e da Agencia Nacional de Investigación e Innovación (Uruguai). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBF), vice-presidente da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) e diretor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ).
Atualmente é presidente da FeSBE, professor visitante na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e professor titular da UFRJ.