Milhões de pessoas, especialmente nos países em desenvolvimento, não têm acesso à assistência médica convencional, muitas vezes contando com uma rica cultura de práticas médicas tradicionais. Estima-se que cerca de um quarto dos chamados medicamentos modernos” são derivados a partir de plantas utilizadas pelos praticantes da medicina tradicional.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no entanto, um desafio significativo para a integração mais ampla de práticas da medicina tradicional na assistência médica predominante é a falta de dados científicos e provas para apoiar o seu desenvolvimento.
Para promover o estudo e explorar a contribuição da medicina tradicional na área de saúde humana, o Comitê Executivo do Painel Médico InterAcademias (Iamp) estabeleceu o projeto “Explorando a Medicina Tradicional”. O Brasil é representado na rede pelo Acadêmico Eduardo Moacyr Krieger.
Através do projeto, o Iamp convoca trabalhos que mostrem as contribuições e exemplos bem sucedidos de práticas médicas tradicionais – que podem desempenhar um papel significativo na medicina moderna.
Um comitê internacional composto por membros de Academias, do Iamp e outros estudiosos de renome internacional vai avaliar e selecionar os melhores estudos de caso a serem apresentados em um simpósio internacional em Pequim, em setembro de 2015. Posteriormente, os resumos serão publicados internacionalmente.
O limite para a apresentação do resumo é 30 de abril de 2015.
Para obter mais informações e entender o processo de candidatura, acesse o site do Iamp.