O Acadêmico Oswaldo Luiz Alves, professor titular do Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e fundador do Laboratório de Química do Estado Sólido (LQES), foi eleito membro da Royal Society of Chemistry (FRSC) no final de fevereiro.
A Royal Society of Chemistry é uma das mais importantes organizações europeias de apoio às ciências químicas e está sediada em Londres.
Oswaldo Luiz Alves possui doutorado, mestrado, licenciatura e bacharelado em química pela Unicamp. É pós-doutor pelo Centre National de la Recherche Scientifique, na França.
O Acadêmico coordenou o Projeto de Prospecção em Nanociência e Nanotecnologia do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).
Alves pertence a várias sociedades científicas, dentre elas, a Sociedade Brasileira de Química, da qual foi presidente no biênio 1998-2000. Foi agraciado com a Comenda Nacional do Mérito Científico do Governo Brasileiro. Em 2004, recebeu a Medalha Simão Mathias da Sociedade Brasileira de Química e, em 2009, ganhou o Prêmio Abiquim de Tecnologia-Categoria Pesquisador (Menção Honrosa) e o Prêmio Inventores da Unicamp/Inova (Tecnologia Licenciada).
Oswaldo Luiz Alves é consultor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para a área de nanotecnologia. É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e membro da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS).