O Acadêmico e bioquímico Hernan Chaimovich Guralnik é o novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A nomeação foi publicada nesta terça-feira, 10, no Diário Oficial da União (DOU), assinada pela presidente Dilma Rousseff e o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aldo Rebelo.
Professor titular do departamento de Bioquímica do Instituto de Química da USP, Chaimovich, como é conhecido na área científica, substitui na pasta o também Acadêmico Glaucius Oliva, professor titular do Instituto de Física de São Carlos e formado em engenharia eletrônica.
Nascido em Santiago do Chile em 1939, Chaimovich é vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), instituição parceira da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Para a bioquímica e Acadêmica Helena Nader, presidente da SBPC, Chaimovich é um cientista reconhecido nacional e internacionalmente e “preparadíssimo” para assumir o CNPq. “Chaimovich está à altura de Glaucius Oliva, outro grande cientista”, compara Helena.
Perfil
Formado em bioquímica na Universidade de Chile em 1962, Chaimovich fez doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) na Universidade de São Paulo (USP), em 1979.
Nascido em Santiago do Chile em 1939, ele chegou ao Brasil em 1969, com uma bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fspesp) no Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina da USP, segundo dados da ABC.
Dentre outras atribuições na área científica, Chaimovich presidiu a Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), foi vice-presidente do International Council for Science; e presidente da InterAmerican Network of Academies of Science (IANAS).
Matéria da Agência Brasil sobre o assunto: Hernan Chaimovich é nomeado presidente do CNPq