A Academia Nacional de Engenharia (ANE) realizou sua Sessão Solene de Posse dos novos Membros em 27 de novembro, no auditório do Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro. Dos 27 empossados, dez são membros também da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Desses dez, cinco estavam presentes na cerimônia: Alberto Laender, Álvaro Prata, Edgar Zanotto, Jorge Riera e José Carlos da Silva Pinto.
A solenidade foi iniciada com o cortejo dos Acadêmicos, dentre os quais os membros da ABC Lindolpho de Carvalho Dias, José Roberto Boisson de Marca, Renato Cotta e Sandoval Carneiro.
A mesa foi composta pelo comandante da Marinha Julio Soares de Moura Neto, o presidente da ANE Paulo Augusto Vivacqua, o vice-presidente da ANE Francis Bogossian e o diretor da ANE José Eduardo Moreira. Foram então conduzidos à plateia os novos Membros e Vivacqua deu início à Sessão Solene, destacando que as dificuldades econômicas mundiais requerem a atuação cada vez mais ampla e diversificada dos engenheiros. ”A grande engenharia do nosso país tem que ser conduzida de forma ética, pois a má condução dos recursos públicos prejudica o presente e o futuro do país.”
Da esquerda para direita: presidente da ANE Paulo Augusto Vivacqua, comandante da Marinha Julio Soares de Moura Neto, vice-presidente da ANE Francis Bogossian e diretor da ANE José Eduardo Moreira
Após a apresentação dos novos Membros, Moreira conduziu a tomada de compromisso e a leitura do termo de posse, que os empossados assinaram, recebendo seus diplomas.
O Acadêmico Álvaro Prata proferiu a saudação em nome dos novos Membros, ”O que nos une é o orgulho de sermos engenheiros, profissão que molda o mundo em que vivemos, através da inovação e da solução de problemas.” Prata ressaltou ainda que num momento em que indústria brasileira perde competitividade tecnológica, a engenharia deve contribuir arduamente para colocar o país na vanguarda da industrialização.
O comandante Julio Moura destacou que a engenharia é sinônimo de desenvolvimento econômico e social, garantindo ao Brasil a melhoria da infraestrutura e colaborando para o seu sucesso e destaque internacional. Congratulou e deu as boas vindas aos novos Membros, que passam a integrar uma entidade que atua como conselheira imparcial e ética, oferecendo subsídios às esferas de decisão dos governos e à sociedade.
Acadêmicos empossados pela ANE (Da esquerda para direita: José Carlos Pinto, Alberto Henrique Laender, Jorge Daniel Riera, Edgar Dutra Zanotto e Álvaro Prata)
Veja os perfis dos Acadêmicos eleitos pela ANE:
Alberto Henrique Laender é graduado em engenharia elétrica, mestre em ciência da computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor em computação pela University of East Anglia, na Inglaterra. Foi pesquisador visitante no HP Labs, em Palo Alto, Califórnia (EUA). Atualmente, é professor titular do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, onde coordena o Laboratório de Bancos de Dados (LBD).
Álvaro Prata possui graduação em engenharia mecânica e em engenharia elétrica pela Universidade de Brasília (UnB), mestrado e doutorado em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Universidade de Minnesota (EUA), respectivamente. Atualmente, é secretário-executivo do MCTI e professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC.
Edgar Dutra Zanotto é engenheiro de materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), mestre em física pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em tecnologia do vidro pela University of Sheffield (Reino Unido). Especializou-se em polímeros na International School of Polymer Science em Ferrara, na Itália. É professor titular da UFSC e conselheiro emérito da Associação Brasileira de Cerâmica.
Eugenio Foresti é graduado em engenharia civil, mestre e doutor em engenharia hidráulica e saneamento pela Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisador visitante da University of NewCastle Upon Tyne, na Inglaterra, onde cumpriu programa de pós-doutorado. Atualmente, é professor titular da USP.
Pesquisador titular do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Jacob Palis foi presidente da TWAS entre 2007 e 2012. É graduado em engenharia pela atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado e doutorado em Matemática pela Universidade da Califórnia (UC System).
João Fernando de Oliveira possui graduação, doutorado em engenharia mecânica pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela University of California – Berkeley (EUA). Foi diretor presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Atualmente, é professor titular da Escola de Engenharia de São Carlos da USP.
Jorge Daniel Riera é graduado em engenharia civil pela Universidade Nacional de Tucuman, na Argentina, e pós-graduado na Universidade de Princeton (EUA), onde obteve os títulos de mestre de ciências da engenharia e doutor em engenharia. Atualmente, é professor titular convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É membro da Academia Nacional de Ciências da Argentina.
José Augusto Aranha possui graduação em engenharia civil pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado em engenharia civil pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA). Atualmente, é professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica da USP. Tem experiência na área de engenharia naval e oceânica, com ênfase em hidrodinâmica marítima, interação fluido-estrutura e instabilidade hidrodinâmica.
José Carlos Pinto possui graduação em engenharia química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado e doutorado em engenharia química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor titular da UFRJ. Tem experiência na área de engenharia química, com ênfase em operações industriais e equipamentos para engenharia química.
Victor Carlos Pandolfelli possui graduação e mestrado em engenharia de materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutorado em materiais pela United Kingdom (Reino Unido) e pós-doutorado pela Université de Montreal (Canadá). Atualmente é professor titular do departamento de engenharia de materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSC) e professor convidado da Wuhan University of Science and Technology (China).