A Acadêmica Eliete Bouskela recebeu na quarta-feira, 15 de outubro, a Medalha Tiradentes, entregue pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro a pessoas que tenham prestado relevantes serviços ao Estado.

Graduada em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Bouskela tem mestrado em biofísica e doutorado em fisiologia pela mesma universidade. Atualmente é professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). É membro titular da Academia Nacional de Medicina (ANM) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

A Acadêmica foi a primeira médica brasileira eleita para a Academia Francesa de Medicina e a primeira brasileira eleita para a Academia Europeia de Ciências e Artes como membro titular na área de medicina.

Eliete Bouskela tem experiência na área de fisiologia cardiovascular (microcirculação) e pesquisa clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: regulação da reatividade microvascular nos choques séptico e hemorrágico, e disfunção endotelial e microvascular em diabetes e obesidade.

Em 1994, a médica fundou o Laboratório de Pesquisas em Microcirculação (LPM), na Uerj, para avaliar pacientes e modelos experimentais de doenças. Sua hipótese de trabalho é que a disfunção microvascular e endotelial precede a disfunção macrovascular. O LPM investiga, em pacientes, doenças reumatológicas e cardiometabólicas (diabetes mellitus, hipertensão, síndrome metabólica, obesidade e sobrepeso). Os resultados dos estudos desenvolvidos pela médica mostram que, mesmo que ainda não estejam obesas, mulheres jovens com sobrepeso já apresentam problemas na microcirculação.