É com grande pesar que a Academia Brasileira de Ciências comunica o falecimento do professor e Acadêmico Vitor Baranauskas, ocorrido nesta quarta-feira, dia 8, em Campinas, no estado de São Paulo. Vitor Baranauskas nasceu em 29 de março de 1952, na cidade de São Paulo (SP), e era professor de engenharia elétrica na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Veja, abaixo, o obituário enviado pelo também Acadêmico José C. Geromel:
”Faleceu ontem, dia 8 de Outubro de 2014, aos 62 anos de idade, o Professor e Acadêmico Vitor Baranauskas. Graduou-se na USP (engenharia eletrônica e física) e recebeu os títulos de mestre, doutor e livre-docente pela UNICAMP (engenharia elétrica). Atou como professor no ITA, Oxford e nas universidades Complutense e Politécnica de Madri. Era professor titular da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP. Era membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências.
Atou na vanguarda da microeletrônica e da nanoengenharia. Deu particular ênfase à formação de novos pesquisadores. A UNICAMP sente-se honrada de ter tido nos seus quadros alguém que, durante várias décadas, contribuiu de maneira intensa, decisiva e competente para o desenvolvimento científico e tecnológico do nosso país.