O 2º Encontro dos Membros Afiliados da ABC da Regional São Paulo foi realizado no dia 19 de agosto, na Universidade Presbiteriana Mackenzie. A mesa de abertura foi composta pelo reitor Benedito Guimarães Aguiar Neto, o vice-presidente Regional da ABC São Paulo, Adolpho Melfi, e o representante da Comissão Organizadora, Paulo Sergio Boggio, que abriu a sessão. Ele agradeceu à Mackenzie, que acolheu o encontro e que, segundo Boggio, que é professor da casa, vem valorizando a pesquisa cada vez mais a cada ano.
Adolpho Melfi, Benedito Aguiar Neto e Paulo Sergio Boggio
Boggio destacou que o tema “educação cientifica” foi escolhido pela Comissão Organizadora, constituída por ele e os professores Valtencir Zucolotto (USP) e Anderson de Rezende Rocha (Unicamp). Melfi agradeceu à Comissão, responsável por toda a organização do evento.
O reitor Benedito declarou-se honrado por sediar o evento da ABC e saudou os pró-reitores presentes. Agradeceu aos palestrantes que aceitaram o convite, destacando seu altíssimo nível. Parabenizou, ainda, os dois professores da Mackenzie que são membros da ABC e que vêm promovendo a aproximação entre as duas instituições: Boggio e o físico Pierre Kaufmann.
Reconhecendo a ABC como a instituição do maior prestígio da ciência brasileira, o reitor ressaltou que o fortalecimento da área de pesquisa está no planejamento da Mackenzie, que tem algumas áreas cuja produção científica de alto nível estimula o investimento. “Agradeço o apoio da Fapesp a esses grupos de pesquisa. Queremos fazer a pesquisa cientifica na nossa universidade cada vez mais visível e produtiva”, concluiu Benedito Aguiar.
Leia as matérias sobre as palestras e debates realizados durante o evento.
A Acadêmica Dora Fix Ventura destacou os problemas de visão, como alteração na percepção das cores e contrastes, observados entre ribeirinhos, garimpeiros e trabalhadores de fábricas de lâmpadas fluorescentes.
Guilherme Marson falou sobre tecnologias da informação e do conhecimento para a divulgação cientifica e o Acadêmico Vanderlei Bagnato abordou a importância da ciência para cidadania.

Educação cientifica 2: o impacto do pensamento científico no desenvolvimento individual e coletivo

Edson Amaro Jr. tratou da importância da educação infantil para o futuro sucesso dos estudantes e Elizeu Coutinho de Macedo falou sobre a evolução da inteligência humana.

Cientistas desenvolvem kits didáticos para estimular educação científica
Equipe de pesquisadores, que inclui seis Acadêmicos, fechou acordo com o MEC para distribuir um milhão de kits em salas de aula a partir de 2015.

Educação cientifica 3: estratégias de governo e agências de fomento
Hernan Chaimovich e Helena Nader destacaram que o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) pode reverter cenário negativo nos próximos anos.