Faleceu, no dia 21 de junho de 2014, o Acadêmico Irajá Damiani Pinto, que se destacou na Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul na área de geologia. Professor Emérito da instituição e referência em paleontologia de crustáceos, Damiani Pinto criou o curso de geologia e foi diretor da Escola de Geologia da UFRGS.

Primeiro aluno a se formar no curso de história natural da Faculdade de Filosofia da UFRGS, o Acadêmico concluiu o doutorado em geologia pela Universidade de São Paulo (USP), em 1972, foi presidente da Sociedade Brasileira de Geologia em dois períodos e ganhou diversos prêmios e homenagens por sua importante contribuição à ciência.
A ABC lamenta profundamente a perda deste renomado cientista e publica, abaixo, uma nota escrita pelo Acadêmico Francisco M. Salzano, do Instituto de Biociências da UFRGS e vice-presidente da ABC na Regional Sul:
“É com profundo pesar que comunico o falecimento, no último dia 21, de meu querido amigo Irajá Damiani Pinto. Membro Titular da ABC, Professor Emérito da UFRGS, e referência em paleontologia de crustáceos, o Prof. Irajá, além de sua notável competência como pesquisador e decidida vocação para o trabalho, destacou-se na organização de entidades e grupos de pesquisa. Foi o primeiro aluno a se graduar, em 1944, no então Curso de História Natural da Faculdade de Filosofia da UFRGS, e posteriormente desenvolveu brilhante carreira nessa instituição. Criou o Curso de Geologia e foi diretor da Escola de Geologia, fundada a partir do mesmo, diretor do Instituto de Ciências Naturais, criador do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos e de um Museu a ele associado, e diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Durante sua vida recebeu numerosas homenagens, como a Ordem Nacional do Mérito Científico, categoria de Grã-Cruz, medalhas de ouro das sociedades brasileiras de Geologia e a Paleontologia, e o atual Museu de Paleontologia do Instituto de Geociências da UFRGS foi designado com seu nome. A ciência brasileira está de luto.”