A Sociedade Brasileira de Química, SBQ, realizou na quinta-feira, 29 de maio, a cerimônia de posse dos novos dirigentes da entidade para o biênio 2014-2016. O evento ocorreu durante a 37ª Reunião Anual da SBQ, realizada em Natal (RN). O novo presidente é Adriano D. Andricopulo, professor do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo. Fazem parte da Diretoria o presidente sucessor Aldo José Gorgatti Zarbin (UFPR), o vice-presidente Luiz H. Catalani (USP), o secretário geral Luiz F. da Silva Jr (IQ-USP), a tesoureira Rossimiriam Pereira de Freitas (UFMG), o secretário adjunto Silvio do Desterro Cunha (UFBA) e o tesoureiro adjunto José Daniel Figueroa Villar (IME).
Para o Conselho Consultivo, que assessora a Diretoria, foram eleitos seis integrantes, aos quais se soma, pelo estatuto, o presidente do biênio anterior, Vitor Francisco Ferreira (UFF). São eles, por ordem de votação: Fernando Galembeck (UNICAMP), Maria Domingues Vargas (UFF), Vanderlan da Silva Bolzani (UNESP), Marília Fonseca Goulart (UFAL), Hans Viertler (USP) e Antonio Luiz Braga (UFSC).
O novo presidente, Adriano D. Andricopulo, destacou que as sociedades científicas, representantes da comunidade acadêmica, têm um papel de crescente importância no cenário político, social e econômico do país. “Elas são os agentes qualificados para contribuir com as discussões sobre educação e pesquisa em todos os níveis, e sobre questões fundamentais para o nosso País e para o mundo no domínio da ciência, tecnologia e inovação, entre outros temas relevantes para a nossa sociedade.”
Presidência, Diretoria e demais dirigentes da SBQ eleitos para o biênio 2014-2016 deverão dar continuidade ao trabalho das gestões anteriores e têm em sua agenda as tarefas e os novos desafios resultantes da expansão da entidade. Entre elas o crescimento, consolidação e re-organização da área editorial, bem como a aproximação com a indústria química e o contínuo desenvolvimento de ações regionais, nacionais e internacionais. Um grande desafio que impõe uma nova agenda para a SBQ é a preparação para o Congresso Mundial de Química da IUPAC, que será realizado pela primeira vez na América do Sul, no Brasil, juntamente com o 40º aniversário da SBQ, em 2017 na cidade de São Paulo.