O Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) vai promover, no dia 4 de junho, o fórum “Os Desafios do Pré-Sal: Riscos e Oportunidades para o País”, no Auditório Centro de Convenções do Campus Barão Geraldo. O objetivo é discutir a viabilidade do pré-sal – desde questões geológicas, passando pelos impactos sociais, econômicos e ambientais, alcançando o debate sobre inovação e políticas de C&T e industriais.
“Nós pensamos em promover algo bem interdisciplinar, que acomodasse temas característicos dos quatro programas de pós-graduação do IG-Unicamp”, informou o geólogo e membro associado da ABC, Celso Dal Ré Carneiro, que coordena o evento. “Para o Programa de Ensino e História de Ciências da Terra, do qual sou coordenador, o grande interesse da proposta é que o debate culmine na questão educacional, pois um cidadão brasileiro, nos dias de hoje, não pode desconhecer o que é o pré-sal e suas implicações.
Carneiro afirma que essa interlocução com professores, alunos e a sociedade em geral é um enorme desafio para os geólogos: “Acabamos ficando longe disso tudo, por acharmos que nosso trabalho é meramente técnico-científico”. Ele diz, no entanto, que as implicações do trabalho dos geólogos são profundamente sociais, econômicas e ambientais.
Para obter mais informações e fazer sua inscrição, acesse o site do evento.