A ABC apresentou, em meados de maio, mais um resultado do “Regional Workshop on Non-Communicable Diseases“, realizado em 2012. Trata-se da publicação “Non-Communicable Diseases: Prevention and Control of Cardiovascular Diseases and Cancer – Regional Workshop Report” (clique aquipara acessar a versão digital em inglês).
Organizado em parceria com a Academia Nacional de Medicina (ANM), a Rede Global de Academias de Medicina (IAMP, na sigla em inglês), a Associação das Academias de Medicina da América Latina (ALANAM) e a Rede InterAmericana de Academias de Ciências (IANAS), o encontro contou com a participação de especialistas de vários países latino-americanos. O objetivo era fortalecer a ideia de que prevenção e controle de câncer e doenças cardiovasculares devem ser prioridades a serem analisadas conjuntamente por governos, organizações internacionais, sociedade civil e setor privado.
O livro, organizado pelo Acadêmico Marcello André Barcinski e pelo assessor técnico da ABC Marcos Cortesão, apresenta o que foi discutido nas sessões a partir do conteúdo trazido por cada participante.
O presidente da ABC, Jacob Palis, e o ex-presidente Eduardo Moacyr Krieger, membro da ANM, acompanhados por Cortesão, apresentaram a publicação aos comitês executivos da IAMP e da Rede Global de Academias de Ciências (IAP), que se reuniram em Roma, na Itália, entre os dias 15 e 17 de maio.