Os brasileiros que, com talento e trabalho, destacaram-se em 2013 foram homenageados, na noite de 26 de março, numa festa no Copacabana Palace, na Zona Sul carioca. Em sua 11ª edição, o Prêmio Faz Diferença – uma iniciativa do jornal O Globo, que tem o patrocínio da Federação de Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) – prestou um tributo a pessoas, instituições e empresas que fizeram História e contribuíram para fazer o Brasil e o mundo melhores.
Reconhecido, entre outros feitos, por promover o Brasil em publicações internacionais e divulgar a ciência no país, sendo responsável por trazer para o Rio um dos maiores eventos do mundo sobre o cérebro, o neurocientista Roberto Lent, escolhido na categoria Ciência/Saúde, chegou ao Copacabana Palace anunciando novidades: está interessado agora em relacionar a neurociência e a educação para que se possa conhecer como o cérebro atua, como ele aprende, para facilitar na aprendizagem das crianças. “Eu me sinto mais como um representante de um conjunto de cientistas que se preocupa em passar conhecimento para a sociedade, e esse prêmio para mim é um reconhecimento a esta característica do meu trabalho.”
Em seu discurso, após receber o troféu de Ana Lúcia Azevedo, editora do Globo a Mais, e Sergio Fadul, chefe da sucursal em Brasília, ele acrescentou: “A ciência é uma parte da cultura. Cria valores, conceitos. Eu me sinto representante desse grupo de investigadores que faz questão de interagir com a sociedade, e acho que foi por isso que fui homenageado.”
A Academia cumprimenta e parabeniza seu destacado Membro. Saiba mais sobre a festa e o Prêmio no site do jornal O Globo.