Em 17 de março deste ano, durante inauguração do complexo de prédios que funcionará como nova sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o matemático e presidente da Academia Brasileira de Ciências Jacob Palis foi agraciado com a Medalha da Inconfidência. Nesse mesmo dia também aconteceu, em Belo Horizonte, a abertura da reunião do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo a Pesquisa (Confap).

Mais alta comenda concedida pelo governo mineiro, atribuída a personalidades que contribuíram para o prestígio e a projeção mineira, a medalha já foi outorgada, em edições anteriores, ao ministro Joaquim Barbosa e ao ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, entre outros.

Na solenidade da última segunda-feira, o governador Antônio Anastasia entregou a distinção ao presidente da ABC e homenageou também algumas instituições, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Sobre Jacob Palis

Graduado em engenharia pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, hoje chamada de Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Jacob Palis fez mestrado e doutorado na Universidade da Califórnia, dessa vez na área de matemática. Atualmente, o mineiro de Uberaba é pesquisador titular do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), instituição que dirigiu entre 1993 e 2003.

Detentor de diversas títulos nacionais e internacionais, o histórico de reconhecimentos do cientista começou ainda em 1962, quando ganhou o Prêmio de Melhor Graduando da Universidade do Brasil. Depois disso, recebeu o Prêmio Moinho Santista (1976), o Prêmio TWAS em Matemática (1988), o Prêmio Nacional de Ciência e Tecnologia (1990), o InterAmerican Prize for Science (1995), o Prize Mexico for Science and Technology (2001), o Trieste Science Prize (2006) e o Internacional Prize Accademia Nazionale dei Lincei for Mathematics (2008). Além disso, Palis foi o primeiro matemático não europeu ou norte-americano a receber o destacado Balzan Prize, em 2010.

Membro de muitas instituições científicas ao redor do mundo, o matemático presidiu, até dezembro de 2012, a Academia Mundial de Ciências (TWAS). Sistemas dinâmicos são sua área de especialização e, durante seu caminho profissional, Palis formulou um programa global para caracterizar o comportamento típico desses sistemas e estimar incertezas de previsões futuras. Até o momento, ele orientou 41 teses de doutorado e publicou mais de 80 artigos de pesquisa em ótimas revistas internacionais.