A 4ª Assembleia Geral e Conferência Científica do Painel Médico Interacademias (IAMP), realizadas de forma conjuntas a cada três anos, ocorreram nos dias 14 e 15 de agosto de 2013 em Joanesburgo, na África do Sul, com o tema “Mudando padrões referentes às doenças não transmissíveis”. O tema da Conferência é escolhido com base em questões relevantes para a Academia anfitriã, tanto em nível nacional como internacional.
A participação na Conferência é aberta a todos os membros do IAMP, experts renomados na área de doenças não-transmissíveis e convidados locais, comprometidos com questões médicas e de saúde pública. Já a Assembleia Geral é restrita aos representantes das Academias de Ciências que integram o IAMP. O Brasil é representado pelo ex-presidente da ABC e atual diretor de Relações Internacionais do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-FMUSP), Dr. Eduardo Moacyr Krieger.
A primeira Conferência do Painel Médico Interacademias foi realizada em Paris (2002), com foco no papel das Academias de Medicina na confrontação de infecções, resistência a antibióticos e bioterrorismo ao redor do mundo. A segunda foi em 2006, em Pequim, na China, e teve como tema a disseminação de doenças infecciosas no mundo em desenvolvimento e o risco para a saúde global de doenças como a AIDs e a gripe aviária. Já a terceira Conferência (2010), em Kuala Lumpur, teve como anfitriã a Academia de Ciências da Malásia e tratou da colaboração global para ações locais em saúde.
Sobre o IAMP
A rede IAMP foi criada em 2000, abrangendo Academias de Medicina e a área de Saúde das Academias de Ciências e Engenharia de todo o mundo. Sua missão é trabalhar pela melhoria da saúde global, fortalecendo a capacidade das Academias de prover os governos de informação científica consistente que possa subsidiar as políticas de saúde pública. Tem ainda como meta apoiar a criação de novas Academias e dá suporte a projetos de seus membros voltados para o fortalecimento da pesquisa e da educação superior em seus países. Atualmente, o IAMP é integrado por 70 Academias.