A professora titular do Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Maria Carolina Nemes, que atuou como vice-presidente da ABC para a Região Minas-Centro-Oeste no período de maio de 2011 a abril de 2013, faleceu no dia 14 de dezembro, em Belo Horizonte. Condecorada com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2008, Carolina sofreu uma queda acidental no quintal da sua casa, nas imediações da universidade.
Em mensagem enviada pelo Acadêmico Alaor Silvério Chaves, ele destaca que o nome de Maria Carolina traz a todos que a conheceram a lembrança uma mulher sempre amiga e sorridente, incansavelmente envolvida no trabalho de pesquisa e na formação de estudantes. Orientou 54 mestres e 41 doutores e ao morrer deixou 17 orientandos. “A física era a sua paixão, os estudantes, membros de sua família estendida. Em sua casa os estudantes compareciam sem cerimônia e quase sem interrupção para discussões sobre suas pesquisas. E o Acadêmico relatou que foi exatamente num desses fatos de rotina que Maria Carolina foi encontrada inconsciente, mas ainda viva, logo após acidentar-se, por um seu pós-doutorando que compareceu à sua casa em visita de trabalho.”
Maria Carolina nasceu em São Paulo e formou-se até o nível de doutorado em física na Universidade de São Paulo (USP), onde também foi professora no IFUSP até 1991, quando ingressou na UFMG como professora titular. Tinha então 38 anos. Desde então, orientou estudantes tanto da UFMG quanto da USP e colaborou com muitos pesquisadores.
Segundo o professor Alaor Chaves, “ela gostava de colaborar com físicos experimentais na teorização dos seus achados. Seus interesses temáticos eram muito diversificados. Tive a felicidade de colaborar com Maria Carolina em três oportunidades. Dessas colaborações e de incontáveis discussões científicas informais originou minha admiração intelectual por Maria Carolina. Da convivência, uma admiração moral maior ainda.”
Maria Carolina Nemes era membro titular da Academia Brasileira de Ciências e pesquisadora 1A co CNPq. “Sua morte é uma enorme perda para a Física da Universidade Federal de Minas Gerais, onde o apreço afetivo e profissional à sua pessoa era unânime. Por ora, o que se nota é consternação e estarrecimento”, finalizou Chaves.
Corinthiana
 
Vestida com uma blusa do seu time do coração, o Corinthians, Carolina foi velada no domingo, 15/12, em Belo Horizonte, e sepultada em São Paulo, na tarde do dia 16/12.
A Diretoria da Academia Brasileira de Ciências lamenta profundamente essa fatalidade e cumprimenta os familiares e amigos.