O encontro anual dos paleontólogos do núcleo do Rio de Janeiro e Espírito Santo da Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP) foi realizado na sede da Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Rio de Janeiro, em evento organizado em conjunto com o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (MN/UFRJ). A coordenação foi do editor dos Anais da ABC e pesquisador do MN/UFRJ, o Acadêmico Alexander Kellner, juntamente com Elaine Machado e Rodrigo Figueiredo.
Apesar das chuvas fortes que assolaram a cidade neste dia, impedindo que muitos chegassem ao Centro, o encontro reuniu mais de 50 pessoas. Ao total foram apresentadas, em forma oral ou de pôster, perto de 40 comunicações. As apresentações versaram sobre temas bem diversos, desde questões ecológicas e de preservação de crocodilomorfos até a descrição de uma nova ocorrência de crinoides. Também houve uma grande quantidade de trabalhos sobre a megafauna, desde a caracterização de alguns grupos, como os Hippidiformes, até a descrição de casos (paleo)patológicos.
Alem dos trabalhos científicos, foi proferida a palestra “Cândido Simões Ferreira – Imagens da Vida de um Paleontólogo”, um tributo ao pesquisador do Museu Nacional/UFRJ que atuou por muitos anos e que faleceu recentemente. O autor, Antonio Carlos Sequeira Fernandes (MN/UFRJ, na foto ao lado), um antigo aluno do mestre Candinho, falou um pouco sobre a trajetória daquele pesquisador, desde a sua graduação até a sua atividade no Departamento de Paleontologia do Museu Nacional. Mestre Candinho foi, inclusive, membro titular da ABC, e era um dois maiores entusiastas na integração entre a ABC e os paleontólogos, tendo realizado inúmeras reuniões anuais, durante décadas.