Edson Holanda Teixeira nasceu em Fortaleza, capital do Ceará, em pleno regime militar. Sua mãe era dona de casa e seu pai trabalhava na indústria farmacêutica, profissão que levou a família a mudar-se por diversas vezes: Edson morou em outras duas capitais: Teresina, no Piauí e Belém, no Pará. Quando pequeno, costumava brincar de pião, futebol de botão e bola de gude, além de passar as férias na casa dos avós, que viviam em Iguatu, no interior do Ceará. Gostava de estudar matemática e biologia e resume sua infância como “bem tranqüila, típica da classe média brasileira dos anos 70”.
Quando chegou a hora de escolher um curso de graduação, Teixeira optou pela odontologia e ingressou na Universidade Federal do Ceará (UFC). A preferência pela área da saúde é de família, segundo ele. No segundo ano da graduação teve a oportunidade de conhecer um laboratório de pesquisa e se apaixonar pela ciência, quando entrou na iniciação científica. Por intermédio de um primo que hoje em dia é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), conheceu o Acadêmico Benildo Sousa Cavada – que viria a orientá-lo nos estudos e até sua formatura. “O Prof. Cavada aceitou o desafio de, como agrônomo, orientar um estudante de odontologia. Nesse momento, compreendi que a ciência não tem barreiras, visto que produzimos trabalhos com aplicação biológica de proteínas vegetais em modelos relacionados à cárie dental”, aponta, ressaltando a influencia do membro titular da ABC em sua trajetória profissional.
Busca por qualidade de vida
Após graduar-se, Teixeira realizou uma especialização em gestão de sistemas e serviços de saúde no Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFC e obteve seus títulos de mestrado e doutorado em bioquímica pelo Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da mesma instituição. Em sua visão, o mais bonito da ciência é a possibilidade de compreender melhor os eventos naturais e gerar, a partir desse conhecimento, bens e serviços capazes de melhorar a qualidade de vida da sociedade. “Biotecnologia talvez seja a área com a qual eu mais me identifico exatamente por causa desse encantamento de conhecer para melhorar a vida das pessoas”, afirma.
Atualmente, Edson Teixeira – além de professor da UFC e pesquisador nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – coordena o Laboratório Integrado de Biomoléculas (LIBS). Trata-se de um laboratório de prospecção de moléculas bioativas para uso em saúde humana, isto é, um local onde os pesquisadores buscam aplicações biológicas para moléculas isoladas de vegetais nativos da região nordeste do Brasil.
Seu principal objetivo é encontrar antibióticos que possam ser empregadas contra bactérias resistentes, formadoras de novos biofilmes – uma vez que se trata de um problema de saúde pública presente em todo o planeta. “Por conta da minha formação em odontologia, pesquiso também formas dessas moléculas isoladas prevenirem o desenvolvimento de cárie dentária e doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite. Além disso, buscamos utilizá-las como ferramentas para diagnóstico e tratamento de tumores”, explica.

O prazer do reconhecimento
No ano de 2012, Edson Holanda Teixeira foi eleito membro afiliado da ABC para o período 2013-2017 e reconhece a importância do título e o reflexo positivo dele para seus estudantes de mestrado e doutorado. Ele enxerga na indicação uma chance de difundir os resultados de pesquisa obtidos por seu laboratório. “Nosso grupo, em Fortaleza, já inclui três Acadêmicos – o que não só é motivo de comemoração, mas também uma confirmação de que estamos trilhando o caminho correto. Buscamos sempre realizar estudos de qualidade, publicando nossas produções em revistas de impacto que possuam repercussão na sociedade”, reconhece.
Em contrapartida, Teixeira acredita que poderá contribuir com a ABC na divulgação científica. Ele conta que seu interesse em participar de programas que trabalhem nesse sentido é anterior ao ingresso na Academia, o que se evidencia pela participação nos blogs da Sociedade Brasileira de Imunologia (http://blogdasbi.blogspot.com.br) e do Biomol-Group (http://www.blogdobiomolgroup.com). Além disso, o professor busca divulgar os resultados de pesquisa do LIBS ao público leigo por meio da participação em redes sociais, como o Facebook e o Twitter.
Muita assertividade
Quando perguntado sobre quais seriam as características fundamentais a um cientista, Edson enfatizou, acima de tudo, o exercício da paciência e da persistência. “Como já disseram, é mais transpiração do que inspiração”, brinca.
Ele ainda acrescentou que o processo de escolha de carreira é irrefutavelmente importante na vida de alguém. Não é, no entanto, um passo definitivo. “Eu sou um bom exemplo de que a opção por determinada profissão não define o que a pessoa será para sempre. Como aluno de odontologia, sempre me disseram que eu estava no caminho errado por estudar bioquímica”, conta. Diante dos avisos de que estava perdendo tempo, Edson afirma, orgulhoso: “Eu, na verdade, estava definindo que não seria odontólogo clínico, e sim um pesquisador”.