Leiam o obituário do falecido Acadêmico Israel Roisenberg, escrito pelo Prof. Francisco M. Salzano, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências para a Região Sul:
” O Departamento de Genética (DEGEN) e o Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (PPGBM) do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul comunicam com profundo pesar o falecimento, após um extenso período de sete anos em estado de coma resultante de um acidente vascular cerebral, de um de seus membros mais ilustres, o geneticista Israel Roisenberg.
Nascido em Porto Alegre em 31/7/1934, o Prof. Roisenberg graduou-se em Ciências Biológicas pela UFRGS (1961), foi o primeiro doutor formado pelo PPGBM/UFRGS em 1968, e realizou posteriormente pós-doutorados na Universidade do Havaí (1969), Scripps Clinic and Research Foundation (La Jolla, CA, EUA)/Universidade de Farmington (New Mexico, EUA), 1977 e Universidade do País de Gales (Cardiff), 1989. Ingressou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul como professor adjunto em 1971, tendo sido aprovado em concurso para professor titular em 1985. Na UFRGS, foi coordenador do PPGBM por três mandatos (1976-1992) e presidente da Câmara Especial de Pós-Graduação (1991-1996).
Em sua brilhante carreira acadêmica publicou 50 artigos científicos in extenso em revistas de circulação internacional e dois capítulos de livros editados no Brasil. No PPGBM formou 23 mestres e sete doutores. Em reconhecimento ao seu trabalho, foi eleito presidente da Sociedade Brasileira de Genética (1974-1976) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (2006). Seu desaparecimento deixa uma lacuna difícil de ser preenchida por todos que o conheceram pessoalmente e admiravam seu rigor científico e personalidade agradável.”
A Academia Brasileira de Ciências lamenta a perda de seu ilustre membro e se solidariza com a família.