O Acadêmico João Lúcio de Azevedo foi escolhido por unanimidade pela Congregação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP). Professor titular aposentado da instituição, tendo sido pesquisador e diretor da Casa, Azevedo receberá o título no dia 12 de dezembro, na última reunião da Congregação da Escola este ano. Essa distinção não era concedida pela Esalq desde 1986, o que valoriza ainda mais a homenagem prestada ao Acadêmico.
Sobre o homenageado
Graduado em engenharia agronômica pela Universidade de São Paulo (USP) em 1959, onde completou um doutorado em agronomia/genética e melhoramento de plantas) em 1962, João Lúcio de Azevedo completou outro doutorado em genética pela Universidade de Sheffield, no Reino Unido, em 1971. Realizou estágios de pós-doutorado nas universidades de Nottingham (1979) e Manchester (1988), ambas no Reino Unido.
É membro de corpo editorial ou revisor de dezenas de periódicos de destaque nacional e internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Aspergillus, genética de fungos, ultra-violeta. Dentre os diversos prêmios e homenagem que recebeu destacam-se o título de Pesquisador emérito do CNPq (2010), outorgado pelo COnselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; o Prêmio Bunge 2009 na categoria Vida e Obra, oferecido pela Fundação Bunge; o Prêmio Scopus 2006, oferecido pela Elsevier América Latina e Capes; a Grã-Cruz do Mérito Científico e Tecnológico, outorgada pelo Governo Federal (2005); e a Medalha do Mérito Científico e Tecnológico (2001), ofertada peloGoverno do Estado de São Paulo.