No dia 23 de outubro (4ª feira), será aberta ao público a 19ª edição do Projeto “VerCiência – Mostra Internacional de Ciência na TV“. O evento, que tem entrada franca, fica em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro até o dia 27 de outubro (domingo). Nesse período, a Mostra é também realizada em 11 instituições de divulgação de ciência da cidade e em mais 20 municípios do Rio de Janeiro.
A Mostra “VerCiência”, que acontece simultaneamente em São Paulo e Brasília, tem o patrocínio nacional da Petrobras e o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano tem como tema “Ciência, Saúde e Esporte”. A programação da mostra foi selecionada a partir de um acervo de mais de 124 produções, recebidas de emissoras e realizadores convidados do Brasil e do exterior.
Neste ano, “VerCiência” presta sua “Homenagem Especial” à serie “Isto É Matemática”, realizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SMP) e produzida pela Sigma 3. O matemático e apresentador do programa, Rogério Martins, virá ao país para receber a homenagem. No dia 24 de outubro (5ª feira), às 19 horas, no CCBB-Rio, Martins ministra uma palestra, que tem entrada franca, na qual relatará a experiência da SPM na divulgação e ciência pela TV e pela internet.
Essa edição do “VerCiência” traz ao todo 55 programas de nove países (Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Japão, França, Portugal, Espanha, Chile e Argentina), agrupados em quatro sessões temáticas: “Sessão BBC”, sempre reservado para a emissora britânica, referência mundial em programas de ciência na TV; “Sessão WGBH”, programação dedicada à produção da emissora da rede pública americana; “Ciência sem Fronteiras”, que traz sobre pesquisas avançadas em científicas e tecnológicas em diferentes países; “Ciência, Saúde e Esporte” (com programas sobre o tema da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia) e “Aventura da Ciência”, uma animada incursão ao mundo do conhecimento científico.
Da safra da BBC, destacam-se os programas: “Maravilhas da Vida: Formas Infinitas e Admiráveis!”, que questiona como, a partir de um cosmo sem vida, governado pelas leis da física e da química, é possível um planeta produzir essa maravilhosa e complexa biodiversidade; “Challenger: o Desastre do Ônibus Espacial”, docudrama que conta como Richard Feynman, um dos cientistas mais talentosos de sua geração, descobriu os segredos do desastre do Challenger, uma das maiores tragédias espaciais que o mundo já viu; “Bang, e lá se Vai a Teoria: Açúcar”, sobre como o açúcar é considerado hoje o culpado pelos mais diversos problemas de saúde – desde estragos nos dentes até aumento de peso; “A Verdade Sobre os Exercícios”, que analisa as surpreendentes pesquisas sobre os exercícios físicos, que revelam como poderemos viver mais e melhor.
Do acervo da WGBH, destacam-se os documentários “Bombardeio Meteórico”, que ouviu cientistas russos sobre a recente queda do meteorito nos Montes Urais e sobre as maiores explosões do passado, incluindo Tunguska e o asteróide que eliminou os dinossauros há 65 milhões de anos; e “Animais Olímpicos”, que analisa a forma como a performance dos atletas humanos pode ser comparada à dos animais.
Da emissora portuguesa SPM-Sigma 3, serão apresentados alguns curtas da série “Isto é Matemática”, dentre eles “A Matemática do Euromilhões”, que trata de um tema que faz parte do imaginário de praticamente todos os portugueses: quais são as reais possibilidades de se ganhar o Euro Milhões, a Mega Sena deles?; e “O Goleiro e a Geometria da Melhor Defesa”, que fala sobre a semi-reta que separa uma grande defesa… de um frango!
Uma produção da TV espanhola também merece destaque: “Em Busca do Primeiro Europeu”, exibido pela TVE local, nos leva numa fantástica viagem à pré-história, seguindo as pegadas que os seres humanos foram deixando durante centenas de milhares de anos ao longo de sua evolução.
Da produção brasileira, foram escalados os programas da Globo News, “Globo News Ciência e Tecnologia”,: “Félix Baumgarten: o Salto Livre Mais Alto da História”, que em 2012 saltou de uma cápsula a quase 40km de altitude, com o objetivo de, numa única descida em queda livre, quebrar quatro recordes mundiais, entre eles, um que durava mais de 50 anos; “Dráuzio Varela no Rio Negro”, que embarca com o médico numa viagem Rio Negro acima, para descobrir os segredos que a floresta guarda.
Ainda entre as emissoras brasileiras, o programa “Aventura Selvagem: Supermissões”, do SBT, que leva para a tela os encontros mais perigosos que o aventureiro-apresentador Richard Rasmussen já teve nos últimos anos e mostra os apuros que para ficar perto da fauna fascinante que abriga o planeta. Do acervo do Vídeo Ciência, “Cerebrando: Dança” aborda os mais diversos temas do cotidiano sob a ótica do avanço dos conhecimentos sobre nosso cérebro. Neste episódio, como aprendemos a dançar e por que a dança é benéfica para o cérebro.
A programação da Mostra “VerCiência 2013” é dirigida ao público em geral, sendo recomendada a partir da faixa infanto-juvenil (14 anos). Uma programação especial também será apresentada nas nove instituições do “Circuito VerCiência Rio”, afiliadas da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC). Dentre elas, o Planetário da Gávea, o Museu da Vida (Fiocruz), o Espaço Ciência Viva, o Museu de Astronomia – MAST, o Clube de Astronomia do Rio de Janeiro e o Museu Imperial de Petrópolis.
A Mostra “VerCiência” chega à sua 19ª edição anual fiel ao seu objetivo original de promover a disseminação do conhecimento e da cultura científica pela televisão, trazendo informações sobre os mais recentes estudos e avanços da pesquisa científica e do desenvolvimento tecnológico mundial. A ideia é promover e incentivar a disseminação da cultura científica, em especial junto ao público jovem. “O objetivo da mostra é, sobretudo, estimular o pensamento criativo e a visão crítica, contribuindo para ampliar a compreensão da importância da pesquisa científica no dia a dia da sociedade”, afirma José Renato Monteiro, Curador Nacional de “VerCiência”.
Além do Rio de Janeiro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a mostra será apresentada simultaneamente em São Paulo, de 21 a 27 de outubro, no Instituto Butantã, Catavento Cultural e Museu de Ciências da USP; e em Brasília, no Centro Cultural Banco do Brasil (de 22 de outubro a 3 de novembro) e na Tenda da Ciência, na Esplanada dos Ministérios (de 21 a 27 de outubro). Em todas as sessões da Mostra “VerCiência” a entrada do público é gratuita.
A grade completa da mostra, com as sinopses de todos os programas, está disponível nos sites www.verciencia.com.br e www.bb.com.br/cultura