Buscando aproximar a comunidade científica do setor empresarial a partir de debates sobre a importância desse contato para o desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no país, a ABC promoveu – em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e contando com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) – o III Seminário Nacional Academia-Empresa de Minas Gerais. Composto por quatro painéis em que os debatedores propunham linhas de pesquisa a serem adotadas para integrar academia e empresa, o evento aconteceu em 18 de setembro de 2013, na cidade mineira de Itajubá.

Foto: Adriana Barbosa

Presidente da ABC, o matemático Jacob Palis esteve presente e compôs a mesa de abertura do seminário. Ao seu lado estavam Dagoberto Alves de Almeida e Fábio Fowler, reitor e diretor de empreendedorismo da Unifei, respectivamente. Em sua fala, Palis afirmou sentir orgulho da contribuição de Minas Gerais para o desenvolvimento de CT&I no Brasil. Ele também opinou que a aproximação entre pesquisadores e o setor empresarial ainda figura como um desafio a ser vencido.

Entre os palestrantes do evento estavam o Dr. Alysson Paulinelli, ex-ministro da Agricultura e um dos principais criadores da Embrapa; Maria Domenica Serpa Blundi, da Diretoria de Inovação da Vale S.A.; Ricardo M. Santos, diretor-executivo de Recursos Humanos da Schulmberger; e Leslie de Oliveira Bocchino, chefe da Procuradoria Jurídica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

 
O III Simpósio Academia Empresa é um dos vários eventos importantes que está acontecendo nos campi da Unifei por ocasião da celebração do centenário da Universidade.