O Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) elegeu o diretor-presidente da Organização Social (OS). O engenheiro João Fernando Gomes de Oliveira, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), irá conduzir as atividades da entidade que tem como objetivo aproximar a academia e institutos de pesquisa das empresas.
Oliveira foi o diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Ele é doutor em engenharia mecânica e tem pós-doutorado pela Universidade da Califórnia.
“A Embrapii será um catalisador da inovação ao estimular os setores de ciência e tecnologia e aproximá-los das empresas. A função da Embrapii será fomentar essa integração. O diferencial é o modelo que vai proporcionar agilidade na aplicação de recursos”, disse Oliveira durante o anúncio do resultado da eleição nesta sexta-feira (2).
A Embrapii promove o compartilhamento de riscos técnico e econômico. Um terço dos recursos será investido pela empresa que irá desenvolver o projeto de inovação, um terço virá da Embrapii e um terço será das instituições de pesquisa em forma de estrutura, recursos humanos, máquinas e equipamentos.
Membro do Conselho Administrativo, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga, afirmou que a criação da Embrapii marca o início de políticas de investimentos públicos no período pré-competitivo. “Ela [Embrapii] vai possibilitar que as empresas desenvolvam projetos inovadores e com isso, participem de um mercado mais exigente, tanto no Brasil, quanto no exterior. Será um investimento em competitividade”, destacou.
Também foram escolhidos os representantes do Conselho de Administração da Embrapii. O presidente do Conselho é o CEO do Grupo Ultra Pedro Wongtschowski. Os conselheiros nomeados na reunião são: o diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Rafael Luchesi; o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e membro titular da ABC, Alvaro Toubes Prata; o superintendente da Área de Planejamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Scial (BNDES), Cláudio Leal; o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix; o secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Nelson Fujimoto; o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Marco Antonio Oliveira; e os presidentes da Natura e da Klabin, Pedro Passos e Horácio Piva, respectivamente.