O químico Ricardo de Carvalho Ferreira, professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), morreu hoje pela manhã, em sua casa no Recife, de falência múltipla dos órgãos. A SBPC, na qual Ferreira ingressou em 1950, lamenta profundamente a perda deste grande cientista e um dos químicos teóricos mais importantes do Brasil. Nascido na capital pernambucana em 16 de janeiro de 1928, foi presidente da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP).

Iniciou sua graduação em Química, em 1946, no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), onde permaneceu por três anos, tendo concluído seu bacharelado na Universidade Católica de Pernambuco, em 1952. Em seguida, começou a dar aulas em colégios até 1954, quando assumiu um cargo de professor assistente na UFPE. Em 1955, durante a 7ª Reunião Anual da SBPC, apresentou o trabalho O cálculo das constantes de ionização dos ácidos oxigenados, que no ano seguinte serviria como tese de docência. Em 1961, recebeu o título de doutor em ciências pela UFPE com a tese “Interação do Mercúrio (II) com Purinas e Pirimidinas”.

Em 1957, com uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foi trabalhar no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro. No ano seguinte, conseguiu uma bolsa de estudos da Fundação Rockefeller e foi para os Estados Unidos, onde desenvolveuimportantes trabalhos experimentais no California Institute of Technology, o Caltech. De volta ao Brasil, foi convidado por Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira,para participar da criação da Universidade de Brasília (UnB). Entre 1963 e 1966 esteve de novo nos Estados Unidos. Em 1983, iniciou a consolidação do Departamento de Química Fundamental da UFPE, na qual se aposentou em 1994.

Autor de uma obra científica significativa no campo da química teórica, que inclui vários artigos e alguns livros, Ferreira orientou gerações de físico-químicos brasileiros. Foi professor visitante de diversas instituições, entre elas Centro Latinoamericano de Física, Indiana University, Bloomington, Columbia University, EarlhamCollege, Université de Genève, UCSD, La Jolla.

Em reconhecimento ao seu trabalho, recebeu várias honrarias e prêmios ao longo de sua carreira. Entre eles, destacam-se a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto em Química do CNPq, a Medalha Simão Mathias da Sociedade Brasileira de Química, Pesquisador Emérito do CBPF e Pesquisador Emérito do CNPq.

Deixa esposa, filhos e netos e uma saudade imensa em todos os que tiveram o privilégio de com ele conviver.