No dia 11 de junho de 2013, em homenagem ao 60º aniversário do Acadêmico Carlos Emanuel de Souza, foi realizado o International Workshop on Robust and Nonlinear Control, na China. O evento aconteceu em conjunto com o 10th IEE International Conference on Control & Automation, que durou de 12 a 14 de junho na cidade chinesa de Hangzhou.

Reconhecido internacionalmente como um renomado pesquisador nas áreas de controle e filtragem robustos de sistemas dinâmicos, o professor foi homenageado neste workshop devido a suas contribuições de destaque nos últimos 20 anos. Durante o encontro, 12 pesquisadores da Austrália, Chile, China, Cingapura, França, Hong Kong e Inglaterra – os quais já foram orientados por Carlos Emanuel de Souza ou atuaram como seus colaboradores – ministraram palestras.

Sobre o Acadêmico

Pesquisador titular do Departamento de Sistemas e Controle do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI), ele se graduou em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e obteve seu título de doutorado pela Universidade de Paris VI. Por alguns anos, o Acadêmico atuou como professor assistente do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e, em seguida, viajou novamente ao exterior para trabalhar no Departamento de Engenharia Elétrica e Computacional da University of Newcastle, na Austrália. Atualmente, além de pesquisador do LNCC, Carlos Emanuel é também professor do Departamento de Sistemas e Controle da instituição.

Durante sua trajetória profissional, o cientista foi pesquisador visitante do Laboratoire d Automatique de Grenoble, na França, e de muitas outras universidades em Israel, na Australia, em Cingapura e na Suíça. Além disso, ocupou os cargos de editor associado no IMA Journal of Mathematical Control and Information e no International Journal of Robust and Nonlinear Control (IJRNC) e de editor convidado no IJRNC Special Issue on H-infinity and Robust Filtering. O Acadêmico – bolsista de produtividade em pesquisa nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – também foi, em 2004, destaque da Revista Veja como pesquisador brasileiro mais citado na área de engenharia no período de 1994 a 2004.