Na manhã de 6 de maio, dentro da Reunião Magna da ABC 2013, o presidente Jacob Palis abriu a cerimônia de diplomação dos Membros Afiliados da ABC da Regional Rio de Janeiro, declarando seu grande prazer em receber os cinco novos jovens cientistas cariocas de excelência eleitos para o período 2013-2017.
 
Vinicius Carrasco, Roberto Imbuzeiro, Jacob Palis, Lucienne Morcillo,
Kildare Miranda e Artur Ziviani
 
“A criação dessa nova categoria foi um grande avanço na estrutura da ABC. Hoje já temos um grupo que terminou o seu mandato de cinco anos e que, formalmente, deixa de ser membro da Academia. Mas continuam e continuarão sendo convidados para os eventos, pois queremos mantê-los por perto e esperamos que, mais à frente, eles venham a ser eleitos membros titulares da nossa Casa”, afirmou Palis.
 
Após a entrega dos diplomas, foi iniciada a série de apresentações dos novos membros. Todos agradeceram, no início de suas falas, a escolha para membro afiliado da ABC. Artur Ziviani relatou sua alegria com a indicação a Membro Afiliado da ABC pelo período de 2013 a 2017, destacando que espera fazer novas parcerias multidisciplinares com Acadêmicos nesses cinco anos como membro da ABC.
 
Antes de mais nada, para Kildare Rocha de Miranda, ter sido escolhido membro afiliado da ABC foi uma grande honra. Ele agradeceu a grande oportunidade de poder ouvir discussões de alto nível, opinar sobre questões de relevância para o país e receber apoio de pessoas de grande influência nos campos da pesquisa e da política científica.
 
Para Lucienne Lara, tornar-se membro afiliado da ABC significa um grande incentivo ao crescimento da sua carreira científica em ciências biológicas e farmácia. O economista Vinicius Carrasco se disse honrado por integrar agora a ABC, ressaltando que espera contribuir interagir com outros membros de forma a gerar benefícios para todos.
 
O matemático Roberto Imbuzeiro se disse muito honrado em estar ali na ABC, agradeceu a indicação do Acadêmico Marcelo Viana e especialmente o fato de ter recebido o diploma das mãos do Prof. Jacob, segundo ele o matemático mais importante do Brasil. Para o economista Vinicius Carrasco, honrado em ser eleito membro afiliado da ABC, existe uma expectativa de encontrar alguns matemáticos interessados em ajudá-lo a provar seus resultados e com quem possa colaborar.
 
Saiba mais sobre os novos membros afiliados da ABC/Rio de Janeiro nas matérias a seguir.