A partir de julho e pelos próximos dois anos, o físico Alberto Passos Guimarães, Membro Titular da ABC e pesquisador emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, estará à frente do Instituto Ciência Hoje (ICH), entidade que desenvolve atividades educativas e de divulgação científica, vinculada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Membro fundador do Instituto, o pesquisador avalia que as ações do ICH assumem hoje três frentes principais: a publicação mensal das revistas Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças, o portal CH-Online e os programas de apoio à educação, desenvolvidos em conjunto com escolas públicas do país.
Inovação e pioneirismo
Para Alberto Passos Guimarães, esses projetos se complementam e devem ser reforçados nesta próxima gestão do Instituto. “A revista Ciência Hoje foi criada há 30 anos (completados em 2012) com uma proposta absolutamente inovadora, que até hoje se mantém: deixar os cientistas falarem diretamente com o público, com o mínimo de intervenção dos jornalistas; reservar espaços equivalentes para as ciências exatas e as humanas e sociais, e falar da ciência feita no Brasil”, afirma ele.
Ao que parece, o esforço e a estratégia têm dado bons resultados. Em 1993, os conteúdos da revista Ciência Hoje foram levados para o Ciência Hoje Hipertexto, uma espécie de versão eletrônica da revista, e, depois, em 1994, para o Ciência Hoje das Crianças Eletrônica, uma variante da revista lançada em 1986 para o público mirim. Essas duas iniciativas, também pioneiras no Brasil, foram, em 1996, ampliadas para o Portal CH-Online, que hoje integra ferramentas interativas e seções especiais (blogue, podcast, galeria de fotos e de vídeos), além de disponibilizar parte do conteúdo das publicações do ICH e atualidades exclusivas da ciência no Brasil e no mundo, tornando-se uma das importantes frentes de ação educativa e de divulgação científica do ICH.
O sucesso do Portal mostra que o passo seguinte para atingir um público permanentemente conectado é a disponibilização dos conteúdos de todas as publicações do ICH em aplicativos para dispositivos móveis, afirma Alberto Passos Guimarães, que tem essa como uma das metas de sua gestão.
Foco na educação científica
As iniciativas do ICH voltadas para educação têm como carro-chefe o Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação, ou PCHAE. Criado há 12 anos por cientistas e educadores, o Programa, com foco na alfabetização científica e na capacitação do professor, está presente em 20 municípios brasileiros e já beneficiou mais de 600 mil crianças e 13 mil professores do ensino fundamental. Fruto de uma parceria entre as prefeituras e o Instituto Ciência Hoje, o PCHAE tem como instrumento a Revista Ciência Hoje das Crianças, utilizada como material de sala de aula para despertar o interesse dos alunos em temas das ciências. “A prefeitura interessada em implementar o programa compra assinaturas da revista em quantidade suficiente para atender individualmente alunos e professores do município. Pelo investimento do valor das assinaturas, o município garante a cada escola todas as atividades que integram o PCHAE, incluindo a formação do professor”, explica Guimarães.
O Programa, que em 2012 foi agraciado pela presidenta Dilma com o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e recentemente lançou um canal na internet, tem como meta ampliar o número de cidades brasileiras atendidas, especialmente aquelas com baixo IDEB (Índice de Desenvolvimento Educacional Básico). No Estado do Rio, o PCHAE foi implementado de forma piloto na cidade do Rio, e atende hoje 40 mil crianças, exemplifica Alberto Passos Guimarães.
Uma outra iniciativa do ICH para este biênio é ampliar a distribuição da revista Ciência Hoje das Crianças para bibliotecas das escolas públicas do país. Este projeto, que tem o apoio do FNDE/MEC, já atende 70 mil bibliotecas com 200 mil assinaturas do periódico.
Fazer com que a revista Ciência Hoje alcance mais estudantes graduados e pesquisadores em formação, está entre as metas desta gestão, conta Guimarães. O ICH e a FAPERJ, por exemplo, já estudam a retomada de uma parceria de sucesso, que, há alguns anos, beneficiou bolsistas da Fundação de Apoio com assinaturas da revista. Além disso, avaliamos a viabilidade de reativar um programa de distribuição da Ciência Hoje para bolsistas de iniciação científica do CNPq, conclui o pesquisador.
Da nova diretoria do Instituto Ciência Hoje, participam ainda o biólogo Franklin Rumjanek, a socióloga Maria Lúcia Maciel, o físico Caio Lewenkopf e o antropólogo Otávio Velho.