Em 2011 foi instituída a Comissão UnB 50 anos para conduzir as celebrações do Jubileu da Universidade. Os trabalhos dessa equipe, que contou com a participação de professores eméritos, representantes da comunidade acadêmica e convidados externos, foram encerrados no dia 22 de abril de 2013 após 36 reuniões nas quais a UnB foi revisitada. O trabalho resultou em uma produção intensa de, dentre outras ações, debates, exposições, documentos, livros, vídeos, mostra de filmes, conforme exposto em: www.unb50anos.com.br

Ao longo de sua história, a UnB exerceu papel importante ao contribuir com a formação de uma consciência nacional de cidadania e proporcionar um espaço para o surgimento de idéias libertárias, vanguardistas e democráticas. Segundo Albert Einstein, a distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistente. As reflexões na Comissão UnB 50 anos permanentemente apontavam que as análises sobre o passado e o presente poderiam inspirar ações virtuosas no futuro. Nesse contexto, a administração superior da UnB propôs a criação de um comitê que teria como missão pensar o futuro da nossa Universidade. Assim, como continuidade da Comissão UnB 50 anos surge a Comissão UnB.Futuro.
A iniciativa pretende ser um novo espaço para a reflexão, propondo idéias e ações para construir um modelo de universidade compatível com a realidade e as demandas do século XXI, tendo como eixo principal o aprimoramento da qualidade de seus cursos através do ensino, pesquisa e extensão. Espera-se que esse espaço seja uma usina de ideias, “think tank”, que apontem para termos uma universidade harmonizada com a demanda da sociedade na formação de recursos humanos e no avanço científico e tecnológico das próximas décadas.

A Comissão UnB.Futuro será conduzida pelo Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP) em parceria com o Núcleo do Futuro (n.Futuros/CEAM). Pretende-se realizar encontros mensais durante o ano de 2013. Em cada reunião será discutida uma temática. Dependendo do tema será convidado um especialista do mesmo para proferir uma conferência introdutória seguido de um amplo debate de pelo menos duas horas. Essas reuniões serão registradas por gravação de som e imagem. Uma equipe editorial elaborará um documento-síntese, que necessariamente deverá incluir as recomendações de curto, médio e longo prazo no âmbito das temáticas discutidas. As reflexões e sugestões serão registradas pela publicação de livros e outros instrumentos de comunicação e difusão. Espera-se a participação intensa da comunidade universitária, da sociedade como um todo e de personalidades da área de educação, de cultura e de ciência e tecnologia.

A universidade nos próximos anos tem vários desafios, tais como: a) atender a demanda para o acesso a educação superior e a necessidade de maior inclusão social; b) o desafio de admitir em seus quadros os melhores talentos entre os estudantes sem barreiras socioeconômicas, étnicas ou de gênero; c) aprimorar os mecanismos de apoio à permanência estudantil; d) formação de recursos humanos que possam ter uma atuação profissional flexível e interdisciplinar; e) realização de novos modelos de ensino superior que permitam explorar o potencial das novas tecnologias de informação e comunicação; f) o papel da universidade na melhoria da qualidade do ensino básico; g) consolidar o papel da universidade no projeto de desenvolvimento social e econômico do Distrito Federal e do País; h) produção de saber de qualidade e impactante para o aperfeiçoamento da ciência e desenvolvimento tecnológico com foco na melhoria da qualidade de vida da sociedade; I) internacionalização das atividades acadêmico-científicas. Pensando no horizonte de das próximas décadas várias questões emergem: Qual será o papel da modalidade do “ensino presencial” versus “ensino à distância”? O atual padrão de carreira universitária será mantido? Como a universidade do futuro se relacionará com outras instituições de pesquisas, locais, nacionais e do exterior? A universidade do futuro será um lugar ou um conceito, em rede, de tudo que une a busca de um saber, não só ensino superior? Como a universidade deveria se relacionar com o setor produtivo e com o Estado? A universidade de excelência requer autonomia?

As reuniões da Comissão UnB.Futuro são em parceria com o público. O primeiro evento da UnB. Futuro será realizado na segunda, 6 de maio de 2013, às 14 horas, no Auditório da Reitoria. O tema será: “O que é necessário para que a Universidade seja a vanguarda do pensamento contemporâneo?” O conferencista será o Professor e Senador Cristovam Buarque.

O DPP e o n.Futuros convidam toda a comunidade universitária e de Brasília para o debate continuado de idéias.

Jaime Martins Santana, * Isaac Roitman** e Fernando Oliveira Paulino***

* Professor do Instituto de Ciências Biológicas e Decano de Pesquisa e Pós-Graduação
**Professor Emérito e Coordenador do n.Futuros
***Professor da Faculdade de Comunicação e Coordenador Executivo da Comissão UnB.Futuro