A última reunião do Comitê Executivo do Painel Médico InterAcademias (IAMP, na sigla inglês) aconteceu nos dias 10 e 11 de março de 2013, no Instituto de Medicina da National Academy of Sciences, em Washington (EUA). Representando a ABC, estava presente o Acadêmico e coordenador do Programa de Cardiologia Translacional do Instituto do Coração (InCor), Eduardo Moacyr Krieger. Em entrevista exclusiva ao NABC, o diretor executivo da Comissão de Relações Internacionais da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) explica os principais tópicos abordados durante o encontro.

O Comitê Executivo, eleito a cada três anos, é composto por representantes de 11 países, os quais se reúnem uma vez a cada seis meses para tratar de assuntos relativos aos projetos de ação do IAMP. “O papel do Comitê é tanto deliberativo quanto executivo. Ele programa, avalia e acompanha as ações da organização, inclusive sugerindo novas temáticas de estudo e propondo atividades aos seus co-chairs”. As atuais co-chairs do IAMP, a doutora Jo Ivey Boufford – presidente da New York Academy of Medicine – e a professora Lai-Meng Looi – Membro da Academia de Ciências da Malásia – também estavam presentes.

Além delas, compareceram à reunião representantes de quatro países em desenvolvimento – além de Krieger (na frente à esquerda), estavam Alvaro Moncayo (Colômbia), Folayan Esan (Nigéria) e Resat Ozaras (Turquia) – e de três países desenvolvidos – Detlev Ganten (Alemanha), Mario Stefanini (Itália) e Jan Lindsten (Suécia). O Secretariado do IAMP, que tem sua sede em Trieste, na Itália, também participou do encontro. Composto por Lucila Spini e Muthoni E. Kareithi, cabe a ele cuidar de toda a parte administrativa relativa ao Painel. “É função do Secretariado a produção de todos os documentos das reuniões, bem como a assessoria aos co-chairs e ao próprio Comitê Executivo do IAMP”, explicou Krieger. O vice-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo também lembrou que Spini esteve presente, em fevereiro, na VII Conferência e Assembleia Geral da IAP.

Ainda de acordo com Krieger, no início de cada reunião é realizada uma rápida leitura do relatório elaborado durante o encontro anterior. Essa releitura visa a uma avaliação, item por item, de tudo o que havia sido proposto seis meses antes. “É feito um balanço daquilo que, de fato, foi realizado. O Comitê Executivo, portanto, analisa quais tópicos foram cumpridos e quais ainda estão por fazer”, justificou. Em sua opinião, todos os pontos abordados em Washington já se encontram bem encaminhados. “Nesse sentido, eu me envolvi na elaboração, em parceria com o Dr. Mario Stefanini, de um Plano Estratégico para os próximos três anos”, contou.

Um dos pontos analisados no decorrer dos dois dias, disse Krieger, foi o Programa dos Jovens Líderes de Medicina (Young Physician Leaders) – que já está com inscrições abertas para a reunião regional de Singapura, a ser realizada em abril deste ano. Entusiasmado, o presidente dos Conselhos de Administração do Instituto de Matemática Aplicada (IMPA) e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) contou: “Nós também anunciamos, com grande satisfação, que a Bayer do Brasil irá conceder ao programa um valor de 20 mil dólares durante três anos.”

Também foi discutido um simpósio, organizado pela Academia Real das Ciências da Suécia, sobre saúde mental. Com previsão de ocorrência para o segundo semestre, Krieger não poderá estar presente no evento. No entanto, ele disse que a ABC já deu sinais de interesse em participar, indicando nomes de alguns psiquiatras brasileiros como representantes do país no encontro.

Passando pela importância do envolvimento das Academias de Medicina na definição da agenda pós-2015 da Organização das Nações Unidas (ONU) – assunto abordado de maneira aprofundada durante a reunião da IAP no Rio de Janeiro – o Comitê Executivo discutiu a questão da saúde nas grandes cidades. Segundo Krieger, o Conselho Internacional para a Ciência (ICSU, na sigla em inglês) está envolvido em um projeto muito ambicioso para a melhoria da saúde urbana e, agora, pede a cooperação das Academias de Medicina nessa iniciativa. “Foi exposta a complexidade do problema da saúde nessas cidades, uma vez que eles também envolvem os determinantes da doença, os quais são relativos à pobreza, nutrição, esgoto e água. Todos esses são elementos que, no cenário urbano, devem ser considerados. A saúde seria a via final de uma complexa série de fatores capazes de influenciá-la”, explicou.

Um outro tópico de importante destaque tratado pelo encontro foi a diplomacia na Ciência. “Existe um instituto independente na Suíça dedicado ao estudo da influência que a diplomacia pode exercer na Ciência. A Ciência é internacional e, para que os países colaborem entre si, a diplomacia figura como um importante componente a ser envolvido”, contou o ex-presidente da ABC. Por outro lado, Krieger afirmou sentir que os diplomatas precisam ter mais conhecimento científico, dado o peso da Ciência nas relações entre os países e a suma importância do intercâmbio científico e tecnológico no mundo moderno.

A próxima reunião do Comitê Executivo do IAMP será, em agosto, na África do Sul. Lá acontecerá também uma Assembleia, que elegerá os novos países constituintes do Comitê, bem como os novos co-chairs do Painel. “Nós, evidentemente, vamos recandidatar o Brasil”, finalizou Eduardo Krieger.