Para exemplificar, foi contada a história da professora Ana, que há cinco anos trabalha em uma escola municipal de uma região pobre de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Desde que passou a fazer uso da neurociência em suas aulas, ela vem atingindo excelentes resultados na alfabetização de seus alunos.
Sobre os Acadêmicos
Graduado em medicina pela UFRJ, Lent obteve seus títulos de mestrado e doutorado em ciências biológicas (biofísica) pela mesma instituição. Seu pós-doutorado, no entanto, foi realizado no Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos. Atualmente, além de professor titular da UFRJ, ele é diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da universidade, membro do Conselho Técnico-Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ciência Hoje. Especialista na área de neuroembriologia, o pesquisador atua em divulgação científica, tendo publicado livros voltados não só para crianças, mas também para adultos.
Nicolelis graduou-se em medicina pela Universidade de São Paulo (USP). Seu doutorado em fisiologia geral também foi realizado na mesma instituição e o pós-doutorado, em fisiologia e biofísica, foi obtido pela Universidade de Hahnemann. Hoje em dia, o professor titular do Departamento de Neurobiologia e co-diretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University (EUA) é também professor do Instituto Cérebro e Mente da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, e presidente do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS). Especialista em neurofisiologia, os principais temas de atuação de Nicolelis são informática médica, eletrofisiologia, sistemas sensoriais, sistema somestésico e próteses neurológicas.