O MembroTitular da Academia Brasileira de Ciências, José Roberto Boisson de Marca, foi eleito em outubro presidente do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), a maior associação profissional do mundo dedicada ao avanço tecnológico e à inovação e excelência, em benefício da humanidade. Sediada nos Estados Unidos, seus membros formam uma comunidade global que promove conferências, atividades educativas e publicações altamente citadas.

Criado em 1884, o IEEE reúne engenheiros, cientistas da computação, desenvolvedores de software, profissionais de tecnologia da informação, físicos, médicos, entre outros profissionais. Atualmente, o Instituto possui em torno de 400.000 associados, congrega 45 sociedades científicas, publica mais de 150 periódicos e já promoveu mais de 1.000 congressos em mais de 80 países.

Embora 50% dos membros do IEEE sejam de fora dos Estados Unidos, em seus 128 anos de existência é a primeira vez que o presidente eleito não é norte-americano. José Roberto Boisson de Marca obteve o PhD em Engenharia Elétrica pela Universidade do Sul da Califórnia, é professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e membro do Conselho Consultivo da Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep). Boisson é voluntário do IEEE há 30 anos. Entre outros cargos, em 2008 ocupou o cargo de vice-presidente mundial de Atividades Técnicas do IEEE, tendo sob sua supervisão todas as 38 sociedades científicas daquele Instituto. Seu mandato como presidente mundial do Instituto terá início em janeiro de 2014.