Jacob Palis e Dan Shechtman
No dia 27 de julho, a Academia Brasileira de Ciências recebeu o vencedor do Prêmio Nobel de Química de 2011, o israelense Dan Shechtman, em sua sede no Rio de Janeiro. No encontro, o cientista e o presidente da ABC, Jacob Palis, discutiram possíveis parcerias entre a Academias de Ciências e Humanidades de Israel e a ABC.
Shechtman, que é membro da Academia de Israel (onde também atuou como presidente da sessão das Ciências), apresentou idéias para estabelecer a ligação entre as duas instituições. A pedido da presidente da Academia Israelense, Ruth Arnor, o químico propôs a realização de um simpósio Brasil-Israel sobre fármacos. O evento deve ser realizado ainda este ano, na ABC.
O Nobel, que veio ao Brasil para uma série de eventos, incluindo a apresentação de sua pesquisa na 64ª Reunião Anual da SBPC, diz ser um “missionário da ciência”, que viaja pelo mundo com o objetivo de conscientizar autoridades sobre a importância do investimento em ciência, tecnologia e inovação. Para saber mais, leia a entrevista que Shechtman concedeu ao jornal O Globo.