Faleceu no dia 22 de julho último, o Dr. Flávio Moscardi, entomologista internacionalmente conhecido pela sua atuação no Controle Biológico de Pragas. Nascido em Osvaldo Cruz, SP, em 1949, formou-se Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” em 1973 e obteve o PhD pela Universidade da Flórida, em Gainesville, em 1979. Foi pesquisador da Embrapa/Soja no período de 1976 a 2009, onde liderou o programa de controle da lagarta-da-soja com Baculovirus anticarsia, que chegou a ser aplicado em mais de 2 milhões de ha e considerado o maior programa de Controle Biológico com vírus no mundo. Esse programa foi de grande importância para o Manejo Integrado da Cultura da Soja (MIP), pois diminuiu na época, significativamente, o uso de agroquímicos na cultura.
Ao longo de sua carreira científica, de grande abrangência internacional, publicou quase 100 trabalhos em revistas de impacto na área, coordenou a produção de quatro livros e escreveu 27 capítulos de outros. Atuou de forma significativa na transferência da tecnologia gerada, publicando outros 200 trabalhos, incluindo artigos técnicos e boletins.
Atuou no ensino como Professor do Curso de Pós-Graduação da UFPR/Curitiba-PR e da UEL/Londrina-PR, onde orientou alunos de Mestrado de Doutorado. Foi também coordenador da equipe de Entomologia e Chefe Geral da Embrapa/Soja. Foi membro do Comitê Assessor de Agronomia do CNPq por três mandatos e organizou vários congressos nacionais e internacionais, sendo Presidente do Comitê Científico do XXI Congresso Internacional de Entomologia (Foz do Iguaçu-PR, 2000). Foi membro do Corpo Editorial das principais revistas sobre Controle Biológico. Foi Presidente da Sociedade Entomológica do Brasil de 1998 a 2002 e Pesquisador 1 A do CNPq.
Atuou, também, como consultor da FAO e outras organizações internacionais na área de Manejo Integrado de Pragas e Controle Biológico em vários países, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Nicarágua, Ilhas do Caribe, Tanzânia, Indonésia, Filipinas, Índia e Coréia do Norte. Recebeu os Prêmios: Jovem Cientista (CNPq, 1983), Frederico de Menezes Veiga (Embrapa, 1991), Award of Distinction (XIII International Plant Protection Congress,1995), Award in Agriculture (1996), The Third World Network of Scientific Organizations, The Third World Academy of Sciences, (1997), Láurea de Mérito Científico (Confea, 2001), Medalha Paulista de Mérito Científico (2001) e Comenda da Ordem Científica (2002).
Em 2003, foi eleito Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências. Em 2009, aposentou-se da Embrapa, mas continuou com seus estudos como professor sênior, convidado do programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Londrina – UEL. Desde 2011, atuava também na Universidade do Oeste Paulista (Presidente Prudente-SP), onde lecionava e orientava alunos de pós-graduação e elaborou a proposta de criação do curso de Doutorado em Agronomia, aprovada em 2012.
O falecimento do Dr. Flávio Moscardi deixa uma lacuna na área de Patologia de Insetos, pela sua idoneidade científica e competência na formação de recursos humanos e pelo seu grande entusiasmo pelo Controle Biológico.
Texto redigido por José Roberto Postali Parra, Membro Titular da ABC, e Roberto Antonio Zucchi, ambos entomologistas e professores titulares do Departamento de Entomologia e Acarologia da USP/ESALQ.